São Paulo, terça-feira, 24 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2006 / PRESIDÊNCIA

Apoio de Sarney leva Lula a subir em palanque do PFL no Maranhão

Petista faz campanha hoje com Roseana, filha do ex-presidente, contrariando PFL e PT estadual

Candidata pode ser expulsa da sigla, que apóia Alckmin; partido do presidente está com Jackson Lago, rival da pefelista na disputa local

EDUARDO SCOLESE
ENVIADO ESPECIAL A TIMON (MA)

Para compensar o apoio que tem recebido do senador José Sarney (PMDB-AP) desde que chegou ao Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva subirá hoje no palanque da candidata do PFL ao governo do Maranhão, Roseana Sarney, filha do ex-presidente da República.
Ontem, cartazes com uma foto de Lula ao lado de Roseana já estavam espalhados pelas ruas de Timon (429 km de São Luís), onde ocorrerá o comício hoje. O comitê municipal da campanha pefelista exibia logo em sua entrada um banner com o número 13 e a foto de Lula.
O evento é visto como uma "aberração eleitoral" tanto pela cúpula nacional do PFL como pela direção estadual do PT.
Pefelistas, que lideram a oposição a Lula e são da coligação pró-Geraldo Alckmin (PSDB), ameaçam expulsar Roseana da sigla -um procedimento disciplinar foi aberto assim que ela declarou voto em Lula.
Hoje, em Timon, a direção estadual do PFL aparecerá no evento. Ontem, enquanto montava o palanque para o comício, o marceneiro Francy Soares, 37, comemorava a aliança. "Não tem para onde correr. Pra nós foi bom eles estarem juntos, assim eu voto na Roseana e no Lula. Fácil, fácil."
Já os petistas do Estado, mesmo cientes do apoio pessoal de Lula à pefelista, têm feito campanha para Jackson Lago (PDT), rival de Roseana e que também conta com o apoio de PSB, PC do B, PSDB e de diferentes movimentos sociais. Pesquisas mostram Roseana e Lago empatados tecnicamente.
Jackson Lago, apesar de ter recebido o apoio de Alckmin, se diz neutro e também faz campanha pelo petista.
No primeiro turno, Lula teve 75% dos votos dos maranhenses, contra 18% de Alckmin.


Texto Anterior: Eleições 2006/ Presidência: Modelo de Estado divide candidaturas
Próximo Texto: Rivais acusam Sarney de armar falso atentado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.