São Paulo, sexta-feira, 24 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

perfil

Advogado foi o mais bem votado do PT no Estado

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O deputado federal eleito Juvenil Alves foi o mais bem votado candidato do PT de Minas na eleição passada, recebendo 110.651 votos e tendo gastado, conforme declarou à Justiça Eleitoral, R$ 415,4 mil na campanha. Foi sua primeira disputa.
Ele se filiou ao PT pela primeira vez em 1980, na fundação do partido, embora nunca tenha tido vida partidária nem feito as obrigatórias refiliações exigidas pelo PT. Alves só voltou ao partido em setembro de 2004, quando se aproximou de petistas ligados ao Movimento PT.
Foi com partidários dessa corrente petista que ele fez as chamadas dobradinhas na disputa eleitoral. A aproximação com o Movimento PT se deu por meio do deputado estadual reeleito Durval Ângelo, que disse à Folha conhecer Alves desde os tempos em que estudaram filosofia em um seminário em Juiz de Fora, há cerca de 30 anos. Depois perderam contato e voltaram a se relacionar há dois anos, quando Alves já era um maiores advogados tributaristas de Minas.
Durval disse que Alves fez dobradinhas eleitorais com alguns petistas, como os deputados federais Virgílio Guimarães e Ivo José e o deputado estadual Rogério Corrêa. Nessas dobradinhas, segundo ele, um ajudava o outro com as suas campanhas, embora elas não se misturassem. A campanha de Alves tirou votos de outros petistas, como Paulo Delgado, que não foi reeleito.
A principal credencial para aproximação dos petistas foi o fato de ele ser um dos principais advogados tributaristas do Estado, já tendo trabalhado e ainda trabalhar para algumas das maiores empresas sediadas em Minas. A Juvenil Alves Advogados tem escritórios em Minas, Rio de Janeiro, São Paulo e Londres.
Ligado a ele, que nasceu em Abaeté (MG), está o Instituto Juvenil Alves, que fornece assessoria e consultoria a organizações e associações da sociedade civil de forma gratuita, segundo o seu escritório. Esse instituto foi criado em 2004.
Alves é casado desde o ano passado com a empresária Liliane Carneiro Costa, da família da Construtora Líder- e tem pouca relação com a militância petista.


Texto Anterior: Outro lado: Petista reclama por não ter acesso ao inquérito
Próximo Texto: Ministro do STF acusa ex-ministro de lobby
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.