São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Nova musa da Câmara, "Manu" é eleita presidente em votação simulada

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Câmara testou ontem, em uma votação simulada, os terminais eletrônicos que serão utilizados na eleição da nova Mesa Diretora, no dia 1º de fevereiro. Na simulação, a deputada Manuela D" Avila (PC do B-RS), apontada como a "musa" da nova legislatura, foi "eleita" presidente da Casa.
"Fiquei feliz porque foi uma decisão de servidores", disse ela, que rejeita o rótulo de musa. "Gostei [de ganhar] porque sou uma parlamentar ligada ao Aldo", acrescentou. "Acho estranho que, num lugar com somente 9% de mulheres, não exista a palavra "muso'".
Campeã de votos em seu Estado, Manuela é colega de partido do atual presidente da Casa, Aldo Rebelo (SP).
Votaram na simulação de ontem 45 funcionários de lideranças partidárias. Três nomes foram colocados na "disputa" pela presidência: Manuela recebeu 24 votos, seguida pelos deputados Rebecca Garcia (PP-AM), com 12 votos, e Gladson Cameli (PP-AC), com 7 votos. Houve dois votos em branco.
Até agora, há três concorrentes à presidência: Aldo, Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Gustavo Fruet (PSDB-PR).
Os terminais substituirão a votação por cédulas. Os deputados escolherão, de uma só vez, os candidatos aos 11 cargos em disputa na Mesa.
Assim que os 513 deputados tiverem votado, será feita a apuração para a presidência. Se a disputa for para o segundo turno, os deputados voltam a votar (só para a presidência). Após proclamado o resultado é que começam as demais apurações.
A expectativa é que a eleição seja concluída em quatro horas. Em 2005, a votação para a Mesa Diretora da Câmara durou quase 12 horas. Nove terminais eletrônicos estarão disponíveis. (LS e SN)


Texto Anterior: Contato: CNBB abençoa Fruet, mas não lhe dá apoio na disputa
Próximo Texto: Janio de Freitas: À espera de ação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.