UOL

São Paulo, terça-feira, 25 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CASO COPEL

Abatimento é suspeito

PR vai anular operação em favor de empresa

MARI TORTATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

O governo do Paraná anunciou ontem que vai anular a operação que abateu uma dívida de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de R$ 45 milhões da Copel (a estatal de energia) junto à Receita Estadual. A operação, como noticiou a Folha no sábado, seria fraudulenta.
"Vamos cancelar esse ato e depois vamos atrás do dinheiro que a Copel pagou indevidamente", afirmou o procurador-geral do Estado, Sérgio Botto de Lacerda.
O procurador se refere ao fato de a estatal ter pago o Estado com "créditos fictícios" da empresa Olvepar (Óleos e Vegetais Paraná S.A.), numa operação realizada a toque de caixa em dezembro, último mês do governo Jaime Lerner (PFL). A operação foi fechada pelo ex-secretário da Fazenda e ex-presidente da Copel Ingo Hübert.
Ontem, o governador Roberto Requião(PMDB) disse que procurou o ex-governador Jaime Lerner (PFL) "para avisá-lo da fraude", mas que ele não tomou providências. Lerner não foi encontrado para comentar o caso.


Texto Anterior: Caso CC-5: PF quer ajuda do FBI em investigação
Próximo Texto: Pará: Procurador pedirá volta de repasse à "fazenda PC"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.