São Paulo, sexta-feira, 25 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tucanos vão processar Lula pela declaração

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA AGÊNCIA FOLHA

O PSDB, partido do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, pretende processar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela declaração feita ontem de que silenciou ao ser informado de que houve corrupção no processo de privatização no governo tucano. Para o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), líder do partido na Casa, o presidente Lula "confessou crime de prevaricação".
"O mais alto magistrado da nação confessa ter infringido dispositivo do Código Penal. Confessa crime de prevaricação. Tomou conhecimento de suposta e grave irregularidade na administração pública federal e, em vez de determinar a sua apuração, mandou escamotear o fato", disse em nota divulgada à imprensa.
O PSDB anunciou que enviará à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados uma representação por crime de responsabilidade.
"Ele disse publicamente que recebeu informações sobre corrupção no governo anterior e resolveu acobertar. Foi omisso", afirmou o deputado Alberto Goldman (PSDB-SP).
Lula fez as declarações em viagem ao Espírito Santo. Ele afirmou que, no início do governo, foi procurado por um aliado que disse ter havido corrupção na gestão anterior. Lula, que não citou nomes, disse ter orientado a pessoa a "fechar a boca".
Cabe à Mesa da Câmara acatar ou não a representação. Se acatar, a autorização para o processo se dá por meio do voto dois terços. Se isso ocorrer, o Senado processa e julga o presidente. Em caso de condenação, ocorre a perda do cargo e dos direitos políticos por oito anos.


Texto Anterior: Isto é Lula
Próximo Texto: Planalto vê equívoco na fala do presidente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.