São Paulo, segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

O sucessor

Saiu até antes da hora no "El País Global", meio do dia, "Raúl sucederá Fidel". Depois ele foi "nomeado" para Folha Online e "New York Times", "confirmado" para Globo Online e "Washington Post", "escolhido" para UOL etc. No "Miami Herald", ele foi "eleito".
Ato seguinte, Raúl fala em mudanças, mas diz que segue "consultando" o irmão. Fidel, dias atrás, avisou que manteria as "reflexões" no "Granma" e encerrou: "Talvez escutem a minha voz. Serei cuidadoso".

 


Hugo Chávez, em sua TV, pediu aplausos para Raúl e denunciou campanha para afastá-lo do novo líder. Mas, em contraste com o "El Universal" de Caracas, sua Agência Bolivariana de Notícias escondeu o "novo presidente de Cuba" no pé da home page, sem foto.

RAÚL E O GOLFE



No "Wall Street Journal", capa de sábado, a história recente do golfe em Cuba. O esporte sumiu "depois de Che derrotar Fidel" (esq.), certo dia de 1962. Agora, Raúl, apesar de "fã de briga de galo", jamais de golfe, anuncia dez campos "para este esporte decididamente capitalista". Ele quer os turistas americanos

"BITCH IS THE NEW BLACK"
O respeitado "Observer" destacou que, de colunistas do "NYT" ao Politico.com e ao "Nightline" da ABC, começou o "contra-ataque" de "jornais e TV" a Barack Obama.
O auge foi o retorno do "Saturday Night Live", na NBC. Tina Fey, comediante e referência liberal, reapareceu no programa em defesa de Hillary Clinton, dizendo que "não é tarde" e lançando slogan entre cômico e violento: "Bitch is the new black", algo como "a vaca é o novo negro".

CRISTINA VS. LULA
Sobraram ameaças, como antes com Néstor Kirchner, mas acabou o encontro de Cristina e Lula -e foi ela quem sofreu na cobertura, após a recusa do Brasil em ceder gás. Até o governista "Clarín" destacou que "pode faltar gás no inverno". E o "La Nación" deu que não só Lula, mas Evo Morales "rechaçou" sua idéia. Da aversão por entrevistas à "desinformação" e quase tudo de sua personalidade, ela está sob fogo, em textos que a comparam com Lula.
Pela repercussão, salvou-se na cúpula o acordo nuclear.

O SUBMARINO
O ministro Nelson Jobim falou ao "Clarín" de Eleonora Gosman, que afirmou: "Rivais militares antigos, Argentina e o Brasil acabam de romper a histórica relação de receio: acertaram a produção, juntos, de um submarino nuclear". Com tecnologia francesa.

E O AVIÃO
Já o "La Nación" noticiou as "negociações avançadas" para a compra, pela Casa Rosada, de uma aeronave da Embraer, modelo Lineage 1000, para substituir o Tango 01, o avião presidencial. Cristina e seu marido "perderam confiança no Boeing" americano.

NA TRILHA DO CONDOR
O "New York Times" do novo correspondente Alexei Barrionuevo deu a longa reportagem "Itália segue a trilha dos seqüestros sul-americanos secretos". Descrevendo as investigações como de "amplitude extraordinária", afirma que elas acabaram envolvendo mais países na Operação Condor, nos anos 70 e 80, e "sugerem cumplicidade dos Estados Unidos nas ações muitas vezes mortais".
Já o ex-correspondente Larry Rohter ressurgiu ontem no "NYT", em reportagem sobre o turismo na Bahia.

GTA BOPE



O site Arena Turbo deu que o violento game "Grand Theft Auto", em que o usuário pode viver um ladrão, "ganhou versão não-oficial baseada em "Tropa de Elite'". Vale para PC e Playstation 2

NÃO TEM FIM
Ainda "Tropa de Elite". O francês "Le Monde" deu, em título, que a premiação foi "controversa" e "refletiu uma seleção confusa". O atenuante de um Capitão Nascimento "personagem completo", que até sofre, "bastou para o júri" -mas não, pelo jeito, para o enviado Thomas Sotinel.

"VERGONHA"
Já o inglês "Guardian", em artigo de Conor Foley, deu o título "Brasileiros deviam ter vergonha do sucesso de um filme que desumaniza as vítimas da tortura policial". Também só vê "personagem completo" nos torturadores.


Leia as colunas anteriores

@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Kassab culpa secretário por contratação
Próximo Texto: Base pressiona PT a aceitar CPI com PSDB
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.