UOL

São Paulo, sexta-feira, 25 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em nota, deputados do PT dão apoio a Buarque

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os dez deputados federais titulares do núcleo de educação do PT divulgaram nota ontem em que atacam a política pública do governo e saem em defesa do ministro da Educação, Cristovam Buarque, e da tese de universalização dos programas sociais.
"O PT construiu em sua história a marca do seu compromisso com a prioridade para a área social e, particularmente, para a educação. (...) Esses objetivos só serão atingidos pela afirmação da universalização dos direitos e com o aumento de verbas para a educação", diz a nota.
O ministro Cristovam Buarque reivindicou mais verba para sua pasta e foi, em companhia de outros ministros, criticado publicamente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva anteontem, para quem, além de dinheiro, a educação depende também de "criatividade" e "motivação".
"Não podemos abrir mão de universalizar direitos para adotar, em nome do ajuste fiscal, políticas sugeridas pelo Fundo Monetário Internacional ou pelo Banco Mundial", diz ainda a nota.

Focalização e FMI
Reportagem da Folha publicada ontem mostra que o conceito de focalização consta do acordo do governo com o FMI (Fundo Monetário Internacional).
O núcleo de educação do PT é formado por integrantes de várias correntes internas do partido, incluindo a Articulação, a mesma de Luiz Inácio Lula da Silva.
"O Cristovam quer apenas dar ênfase aquilo que sempre foi a prioridade do PT, a Educação", disse o deputado Chico Alencar (RJ), um dos que assinam a nota e que é afinado com as alas mais à esquerda no PT.
(RANIER BRAGON)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Graziano troca críticas com oposição na Câmara
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.