São Paulo, sexta-feira, 25 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

"Big Oil" no etanol

Até foi notícia por aqui, mas ecoou mais no exterior a compra de metade da Tropical BioEnergia pela British Petroleum. Estava lá, no alto da home do "Financial Times", sublinhando que a petroleira já explica que etanol de cana "não afeta a oferta de alimentos".
Mas foi Kenneth Rapoza, da Dow Jones, quem identificou o significado do negócio, no texto ""Big Oil" entra na indústria de etanol do Brasil". "E finalmente aconteceu", abre ele, dizendo que "a primeira" grande companhia de petróleo subiu "contra a corrente" e entrou no "mundo verde do etanol". Outras "majors", dos EUA, estariam "prospectando" aquisições em etanol no Brasil. E o avanço da BP é "um alerta" para a Petrobras se mexer no setor, registra a Dow Jones.

E TAMBÉM NA COSAN?
Em outro "alerta" à Petrobras, a Cosan, maior empresa brasileira de etanol, comprou o serviço de distribuição da Exxon. De novo, ecoou mais no exterior, com o "Wall Street Journal" ressaltando em longa reportagem que foi para "melhor distribuir seu etanol". O "FT" também deu.
E uma análise de Antonio Regalado no "WSJ" perguntou o mais importante: "Quem está ajudando a Cosan a comprar?". Arriscou, citando "o mercado", que é a mesma British Petroleum que levou 50% da Tropical BioEnergia.

O ÁLCOOL CERTO
No contra-ataque do etanol, Roger Cohen, colunista do "New York Times", escreveu "Tragam os biocombustíveis certos". Faz uma defesa apaixonada do etanol de cana do Brasil, cuja produção poderia crescer dez vezes que não avançaria sobre a Amazônia. Cobrando o fim da tarifa sobre o etanol, disse que o problema é o "protecionismo" de EUA e Europa, "não a idéia dos biocombustíveis".

TUPI E A OUTRA CIA
Deu ontem na Bloomberg. A consultoria texana Strategic Forecasting, que o "Barron's", a versão dominical do "WSJ", chama de "a CIA paralela" (the shadow CIA), acredita que os campos de Tupi e Carioca "podem ajudar a acabar com a dependência do Hemisfério Ocidental do petróleo do Oriente Médio". Não seria mais "nosso problema", mas de China e Índia, a violência geopolítica da região.

SEM SUPRIMENTO
Alamy/guardian.co.uk
O "Guardian" liderou o ataque ao etanol e agora dá com alarme que a "relutância" da Europa levou a forte queda na produção de navios-tanques para os biocombustíveis

WEB E A NOVA CLASSE C
Saiu pesquisa Ibope/NetRatings com novo salto mensal no número de internautas residenciais, 3,2% em março, noticiou a Folha Online. Mas a novidade, sublinhou Elisa Araújo no Blue Bus, é que para o instituto "a entrada da classe C no clube dos internautas deve manter esse compasso forte de aumento". O Ibope credita o avanço ao "momento econômico", com mais emprego e financiamento, e aos preços em queda de computadores e acesso.

ENSINAMENTOS
blogdoduda.com.br
Depois de algum vaivém, estreou ontem o blog de Duda Mendonça. Para começar, "O que todo candidato precisa saber"


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Raposa/Serra do Sol: Chefe-de-gabinete da cidade de Pacaraima é presa pela PF
Próximo Texto: Juiz obriga Ibama a integrar fiscalização conjunta no Pará
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.