São Paulo, sexta-feira, 25 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bezerra reassume CNI e é impedido 2 horas depois

SANDRA BRASIL
DA REPORTAGEM LOCAL

O senador Fernando Bezerra (PTB-RN) reassumiu ontem por poucas horas a presidência da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Teve que deixar o cargo ainda pela manhã. Soube, por carta, que a Comissão de Ética Pública decidiu, por três votos a dois, que ele deveria cumprir quarentena de quatro meses, prevista pelo código de ética do governo.
Bem disposto, Bezerra chegou à CNI às 8h45. Foi direto ao gabinete da presidência, no 17º andar. Reassumiu sem formalidades. O deputado Moreira Ferreira (PFL-SP), que responde pela CNI desde a ida de Bezerra para o Ministério da Integração Nacional, havia voltado para o gabinete de vice-presidente desde que o senador saiu do ministério, no dia 8.
Às 10h30, Bezerra recebeu a carta do presidente da Comissão de Ética, João Geraldo Piquet Carneiro. Pelo documento, a comissão decidiu anteontem, em reunião extraordinária (por telefone), que o ex-ministro deveria cumprir a quarentena e, por isso, não poderia reassumir a CNI.
Resultado: Moreira Ferreira voltou ainda ontem a presidir a CNI. Bezerra encaminhou a carta a seus advogados. Quer saber se pode ser punido se reassumir a CNI antes do fim da quarentena -o código não tem força de lei.
Bezerra deixou o ministério após a divulgação de que uma empresa que havia sido comandada por ele recebeu da Sudene, durante nove anos, quase todo um financiamento de R$ 6,6 milhões e ainda assim não funciona como o previsto em contrato.
Ao anunciar a demissão e sua saída do PMDB, prometeu assinar a CPI da corrupção ao voltar ao Senado. Em retaliação, o Planalto demorou a publicar a exoneração no "Diário Oficial". Voltando ao Senado, no dia 15, Bezerra assinou o requerimento da CPI e a ficha de filiação ao PTB.
Na noite de quarta-feira, Bezerra ficou até meia-noite no jantar em homenagem a Ciro Gomes, na casa do presidente nacional do PTB, deputado José Carlos Martinez. Bezerra é pré-candidato ao governo do Rio Grande do Norte.
Procurado pela Folha, não respondeu até o fechamento da edição. Foi para Natal. Piquet Carneiro também não foi localizado.



Texto Anterior: Ceará e Paraíba são os Estados mais afetados
Próximo Texto: Aeronáutica: Empresa vai contestar críticas de alemães
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.