UOL

São Paulo, domingo, 25 de maio de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Fase dois
Lula quer atingir um superávit primário de cerca de 8% até o fim do primeiro semestre. Assim, praticamente garantiria a meta de 4,25% para 2003 e poderia acelerar o ritmo do governo, liberando investimentos em obras e programas sociais.

No limite
A pressão pela redução dos juros vai aumentar. Além de Geraldo Alckmin, outros governadores ensaiam aderir ao coro. Dizem que a dívida pública está aumentando e, com a economia parada, estão perdendo arrecadação. Na expressão de um deles, "a água está no pescoço".

Defesa pessoal
Lula vai brecar as audiências públicas de ministros no Congresso. Avalia que a oposição tem usado os depoimentos para atacar sua equipe e desgastar o governo, como ocorreu dias atrás com Miguel Rossetto (Desenvolvimento Agrário).

Resposta alternativa
A orientação do Planalto é para que os ministros, quando convocados a falar sobre determinado assunto, enviem resposta por escrito ou mandem representantes ao Congresso.

Dia de fogueira
O dia 28 de junho -quando o Conselho de Ética do PT se reunirá para analisar o processo de expulsão de Heloísa Helena e dos deputados Babá e Luciana Genro- é uma data tradicional do calendário das festas juninas.

Capital árabe
A pedido do governador Lúcio Alcântara (CE), José Eduardo Dutra (Petrobras) receberá representantes da Saudi Aramco, companhia estatal da Arábia Saudita. A empresa está disposta a apoiar o Ceará na construção de uma refinaria no Estado.

Disputa acirrada
Dutra (Petrobras) quer decidir até o meio do ano onde será a nova refinaria. Pelo menos nove Estados estão na disputa.

Rota da vergonha
Há no Brasil pelo menos 223 rotas de tráfico sexual - que vão do aliciamento de adolescentes à exploração da prostituição. O dado consta do segundo relatório que a Comissão Teotônio Vilela de Direitos Humanos divulgará amanhã na USP.

Questão de transparência
O relatório da Comissão Teotônio Vilela informa que apenas seis governos estaduais se dispuseram a divulgar dados sobre civis mortos em ações policiais. E aponta um aumento -de 104%- desses óbitos entre 2000 e 2001: de 1.479 para 3.017.

Decisão política
O Planalto ofereceu uma das cinco diretorias da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ao PMDB. A proposta desagradou a petistas que militam na área de saúde. Eles desejavam que cargos dessa natureza fossem ocupados apenas por técnicos.

Limpeza de gavetas
O Tribunal Superior do Trabalho suspenderá sessões por uma semana, no mês de junho, para negociar a retenção de ações trabalhistas em instâncias primárias. Há hoje no TST mais de 200 mil processos aguardando distribuição e julgamento.

Compañero Íris
Dois são os destinos possíveis de Íris Rezende (PMDB), cotado para assumir uma embaixada. Como os postos diplomáticos em países de língua portuguesa estão ocupados, Lula deverá nomear o ex-senador para o Chile ou para a Espanha.

Fora da tomada
A sessão da Câmara foi interrompida por cerca de 20 minutos na tarde da última sexta-feira. Deputados que haviam avisado suas bases de que discursariam naquele dia não se conformaram com o fato de a TV do Legislativo ter parado momentaneamente a transmissão.

TIROTEIO

Do senador Jefferson Peres (PDT-AM), sobre as denúncias de lavagem de dinheiro, por meio de agência do Banestado, nos Estados Unidos:
- É um grande mistério. Trata-se de um dos maiores escândalos da história da República. No entanto, estranhamente, o governo, o Congresso e os meios de comunicação não têm demonstrado interesse por sua apuração.

CONTRAPONTO

A fonte da juventude

Geraldo Alckmin foi vistoriar obras no interior do Estado, no início do mês. Em Barra Bonita, encontrou-se com o prefeito de Águas de São Pedro, Luiz Antonio de Mitry Filho (PTB).
Ele se gabava de governar o município com o segundo melhor IDH do país.
IDH é o índice pelo qual a ONU mede o grau de desenvolvimento de uma região, com base na expectativa de vida, no nível educacional e na renda per capita. A Noruega lidera o ranking mundial. O Brasil ocupa a 73ª posição.
O prefeito dizia que, em Águas de São Pedro, vive-se, em média, até os 88 anos:
- Eu mesmo espero chegar até os 100 anos.
O tucano Alckmin provocou:
- Que maravilha de cidade! Então, vou me mudar para lá...
Encabulado, Mitry retrucou:
- Não, governador, só vale para quem nasce lá!


Próximo Texto: Ser ou não ser: Lula diz que juro é herdado e que cairá "passo a passo"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.