UOL

São Paulo, domingo, 25 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veículo blindado brasileiro ainda é usado no Iraque

DA REPORTAGEM LOCAL

Dias atrás forças americanas entraram em contato com um insólito grupo armado no nordeste do Iraque, equipado com uma arma igualmente incomum: carros blindados brasileiros Cascavel.
Conhecido pela sigla MEK (Mujahideen-e Khalq), esse grupo de iranianos dissidentes alojado no Iraque entrou em contato com forças americanas, interessadas em desarmá-los ou pelo menos manter uma convivência pacífica, já que o MEK não tem briga com os Estados Unidos.
Cerca de 350 Cascavel, um carro blindado armado com um canhão de calibre 90 mm, foram vendidos ao Iraque nos anos 80 pela Engesa, empresa que depois faliu. Muitos foram perdidos na guerra contra o Irã, outros foram destruídos em 1991 no Kuait. Alguns foram repassados ao MEK.
Apesar de hoje obsoletos, o Exército Brasileiro está aos poucos recuperando os seus Cascavel (e também os blindados de transporte de tropas Urutu) no Arsenal de Guerra de São Paulo, com o objetivo de usá-los por muitos anos. Como vários países do mundo ainda empregam esse veículo -como a Colômbia, que os usa contra a guerrilha narcotraficante-, empresas européias também oferecem projetos para sua modernização. (RBN)


Texto Anterior: Forças armadas: Exército quer volta de blindados nacionais
Próximo Texto: Modo petista: Lula adota "assembleísmo" como estilo para governar
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.