UOL

São Paulo, quarta-feira, 25 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente não vai participar de posse no STF

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

No dia em que fez forte crítica ao Judiciário, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou sua ida hoje ao STF (Supremo Tribunal Federal) para a posse dos três novos ministros, nomeados por ele. O cancelamento foi efetuado pouco depois das declarações de Lula.
Tomarão posse como ministros do STF o procurador da República no Rio Joaquim Benedito Barbosa Gomes, o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo Antonio Cezar Peluso e o advogado sergipano Carlos Ayres Britto.
Lula havia confirmado a presença, mas o cerimonial do Palácio do Planato telefonou por volta das 17h30 para o cerimonial do Supremo e informou que ele não irá e que será representado pelo ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça). Não foi apresentada nenhuma razão para o cancelamento.
No dia 5, Lula compareceu à posse do novo presidente do Supremo, Maurício Corrêa, e assistiu constrangido a um discurso de Corrêa conclamando os juízes para mobilização contra a reforma da Previdência proposta pelo governo. Como tradicionalmente ocorre nessas cerimônias, não foi dada a palavra ao presidente.
Hoje, não estão previstos discursos, mas em tese Corrêa poderia surpreender novamente e quebrar o protocolo para voltar a defender a exclusão dos juízes da reforma previdenciária.
No último dia 17, Corrêa comandou reunião com 150 representantes do Judiciário, na qual foi aprovada a reivindicação de criação de um regime de Previdência exclusivo para juízes. Anteontem, o ministro Ricardo Berzoini (Previdência) descartou excluir os juízes. (SILVANA DE FREITAS)


Texto Anterior: Presidente do Supremo ironiza críticas de Lula
Próximo Texto: Arraial do cerrado: Senadores promovem festa de são João
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.