UOL

São Paulo, quarta-feira, 25 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT X PT

Deputado critica ministro Dirceu

Fontes protesta contra processo "stalinista"

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BRASÍLIA

Em discurso no plenário da Câmara, o deputado João Fontes (PT-SE) protestou ontem contra a decisão do partido de encaminhar processo disciplinar contra ele diretamente para o Diretório Nacional da legenda, sem passar pela Comissão de Ética, onde teria direito de defesa.
Deputados tradicionalmente anti-PT, como Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Alberto Fraga (PMDB-DF), aproveitaram a oportunidade para atacar o partido fazendo discursos de apoio a Fontes.
Fontes divulgou no mês passado uma fita de 1987 na qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece atacando propostas de mudança na Previdência e o então presidente, José Sarney, hoje aliado do PT. A bancada petista na Câmara decidiu afastar Fontes das atividades do grupo.
Em defesa da cúpula petista saiu o deputado Paulo Bernardo (PR), vice-líder da legenda na Casa. "Desejo que o senhor tenha o melhor desempenho parlamentar, que encontre um partido que seja adequado às suas convicções políticas, porque, com certeza, no PT o senhor não tem condição de ter esse tipo de comportamento", disse ele para Fontes.
Fontes, na tribuna, afirmou que não esperava outro discurso de Paulo Bernardo, que, de acordo com ele, faz parte da "tropa de choque dessa Gestapo montada, da truculência encampada no Congresso, do enquadramento stalinista montado aqui".
O deputado também atacou o ministro José Dirceu (Casa Civil). "Não nasci para ser encangalhado, enquadrado, stalinizado. Não tem Dirceu que me faça mudar de opinião", disse ele. O deputado disse que foi chamado ao Palácio do Planalto pelo ministro. "Ele queria saber se eu ficaria com ele ou com a esquerda do PT, com o Babá. Disse-lhe que prefiro ficar com o Babá do que com os babões". (FERNANDA KRAKOVICS)


Texto Anterior: No ar - Nelson de Sá: Virar o disco
Próximo Texto: Frases
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.