São Paulo, Quarta-feira, 25 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PROTESTO
Para Jorge Viana, do Acre, campanha contra FHC "extrapola democracia"
Governador do PT critica oposição

PAULO MOTA
da Agência Folha, em Rio Branco


O governador do Acre, Jorge Viana (PT), criticou anteontem a campanha que os partidos de oposição estão fazendo em defesa do impeachment do presidente Fernando Henrique Cardoso. Alguns líderes petistas são favoráveis à renúncia do presidente. "Eu acho que uma campanha pelo impeachment, para tirar o presidente, extrapola o jogo democrático", disse Viana.
Viana afirmou que não pretende participar da "Marcha dos 100 Mil" porque tem compromissos em seu Estado. Entretanto, vê a manifestação como legítima. "Prefiro ver o lado positivo: é o povo dizendo que quer ver uma política agrícola mais radical, mais ousada. Que quer ver mudanças, que quer mais emprego."
Para Viana, a manifestação é um "lobby" que o povo está fazendo em defesa dos seus direitos.
Na semana passada, durante visita de FHC ao Acre, Viana procurou desestimular manifestações de protesto. O governador disse que reconhecia o direito à manifestação, mas que considerava os protestos inoportunos.
O líder do PT na Câmara, José Genoino (SP), criticou o governador. "O Jorge está equivocado porque, na democracia, é livre a manifestação de pensamento e de reunião. Lamento muito criticar a posição do governador. Ele devia se relacionar administrativamente com o presidente da República e recebê-lo em seu Estado, o que é correto. Mas não fazer coro a essa onda casuística contra o livre direito de manifestação."


Colaborou a Sucursal de Brasília

Texto Anterior: Governo muda discurso sobre ato de oposicionistas
Próximo Texto: Segurança contará com 7.100 homens
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.