São Paulo, quarta-feira, 25 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA

Segundo o instituto, Lula recupera 2 pontos e tem 48% dos votos válidos

Garotinho empata com Serra, diz Ibope

RENATA LO PRETE
DA REPORTAGEM LOCAL

Anthony Garotinho (PSB) ganhou um ponto percentual na mais recente pesquisa Ibope-Rede Globo e, com 15% das intenções de voto para a Presidência da República, entrou em situação de empate técnico no segundo lugar com José Serra (PSDB), que perdeu um ponto e ficou com 18%. A margem de erro é de 1,8 ponto, para mais ou para menos.
A 12 dias do primeiro turno da eleição, voltou a ficar embolada a situação dos principais adversários de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), líder da disputa. "Para cima", Garotinho está empatado com Serra. "Para baixo", encontra-se na mesma situação com Ciro Gomes (PPS), que perdeu dois pontos e agora tem 12%.
Lula recuperou os dois pontos que havia perdido no Ibope divulgado na sexta-feira passada e aparece de novo com 41%, contra 45% da soma de seus oponentes.
Descontadas as intenções de votar branco ou nulo (4%) e distribuídos os indecisos (10%) proporcionalmente ao percentual de cada candidato, chega-se a 48% de votos válidos para Lula, mesmo percentual apurado pelo Datafolha mais recente.
Para não haver segundo turno, como ocorreu em 1994 e 1998, um dos candidatos tem de obter 50% dos votos válidos mais um.
O movimento mais significativo na rejeição foi o crescimento de três pontos na taxa de Serra, que agora lidera esse indicador com 29% (a rejeição não deve ser comparada com a pesquisa anterior do Ibope, que tinha margem de erro maior, e sim com o penúltimo levantamento, feito entre os dias 14 e 16 de setembro).
A taxa de Garotinho caiu de 24% para 21%. A de Ciro recuou de 27% para 26%. E a de Lula permaneceu em 26%.
Houve pouca alteração nas simulações de segundo turno. O petista continua a bater os três adversários por margens superiores a 20 pontos.
A diretora do Ibope Opinião, Márcia Cavallari, considera o crescimento de Garotinho "a tendência mais visível no momento". Para ela, as alterações na situação dos demais candidatos ao longo dos últimos levantamentos não chegam a configurar novidade.
Nos resultados por segmento, Cavallari destaca "os seguidos ganhos" de Lula entre os eleitores de nível superior -fenômeno também detectado pelo Datafolha. O petista, que na pesquisa anterior crescera cinco pontos nesse grupo, ganhou mais três. Tem 52%.



Texto Anterior: Candidato prega 'vitória da fé contra doleiros'
Próximo Texto: Risco-Nanquim
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.