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São Paulo, sábado, 25 de outubro de 2003

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DESFALQUE

Acusado de criar conflitos de interesses, marqueteiro abandonará, a partir de 2004, contrato que lhe rende R$ 3 mi ao ano

Superexposto, Duda não renovará com PT

FERNANDO RODRIGUES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O publicitário baiano José Eduardo Mendonça, o Duda Mendonça, 59, decidiu não mais renovar seu contrato com o Partido dos Trabalhadores. O contrato é anual e rende R$ 3 milhões para o marqueteiro. O vencimento é no início de 2004.
Segundo a Folha apurou, a decisão se deve à superexposição que ele acredita ter na mídia e a acusações de que seus negócios causam conflitos de interesses.
Publicitário bem-sucedido que cuidou da campanha vitoriosa de Paulo Maluf para prefeito de São Paulo em 1992, a ida de Duda para o PT foi uma imposição de Luiz Inácio Lula da Silva ao partido para ser candidato à Presidência em 2002. Neste ano, ganhou junto com outras duas agências a licitação para a conta da Secom (Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica) -o contrato prevê gastos de R$ 150 milhões por 12 meses.
A agência Duda Mendonça disputa a conta de outros órgãos federais. Sua maior expectativa é ficar com a da Petrobras, estatal que gastou R$ 190 milhões em propaganda em 2002. Uma outra empresa do publicitário, a Duda Mendonça Marketing Político, tem negociado com prefeituras contratos de assessoria de imagem por R$ 200 mil mensais.
Como as licitações para contas do governo são divididas entre três agências de publicidade, havia dúvida sobre como Duda cuidaria da Secom, pois ali trataria diretamente da imagem da Presidência. Na edição da Folha de 21 de setembro, o ministro da Secom, Luiz Gushiken, esclareceu:
"Quero o Duda Mendonça como se fosse -na ausência de um termo mais adequado- meu consultor especial. Quero discutir com ele toda a estratégia de comunicação de governo".
Um exemplo da influência dele no governo foi o depoimento do ministro Antonio Palocci Filho (Fazenda) ontem à noite na TV. A gravação foi dirigida pelo marqueteiro, que também foi o principal redator do texto final.
Duda ficou particularmente irritado quando a revista "IstoÉ Dinheiro" publicou recentemente sua foto na capa com a inscrição "ministro da propaganda".
Até ontem no final da tarde, poucas pessoas conheciam a decisão do publicitário. Delúbio Soares, coordenador financeiro do partido, se disse surpreso.
O presidente nacional do PT, José Genoino, também se disse não-informado. "Tivemos uma reunião, eu e o Duda, nesta semana, na terça-feira, sobre o roteiro do programa nacional do PT, que vai ao ar no dia 4 dezembro. Isso não tem o menor sentido."


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