UOL

São Paulo, quinta-feira, 25 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ALDEIA GLOBAL

Líder dos caiapós obtém verba de R$ 1 mi do Ministério da Cultura

Raoni propõe criar TV Indígena

Jack Dabaghian - 9.mai.2000/Reuters
Raoni se reúne em Paris com Jacques Chirac, que ajudou na criação do Instituto Raoni


HUDSON CORRÊA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

O cacique Raoni, líder dos índios caiapós, apresentou ao Ministério da Cultura o projeto de criação da TV Indígena Aldeia Virtual. Obteve no dia 13 de novembro uma verba de R$ 1 milhão, aprovada na Comissão Nacional de Incentivo à Cultura.
Raoni, 79, quer exibir pela TV programas feitos pelos índios do Parque Nacional do Xingu (MT). Pelo menos 21 lideranças dos índios assinaram documento apoiando a TV. Zeca Nestor, 46, chamado de Cabelo de Milho, assessor do Instituto Raoni, disse que eles têm câmeras digitais e equipamentos de edição.
O Instituto Raoni foi criado em 2000, durante encontro em Paris do cacique com o presidente da França, Jacques Chirac, e será responsável pela TV. Cabelo de Milho disse que os índios querem ter um canal próprio com sinal por satélite. Esse modelo, segundo Raoni, foi inspirado nos "parentes dos caiapós" no Canadá e nos EUA, onde diz haver 54 TVs indígenas.
Para Raoni, a TV será uma forma de os índios exporem suas opiniões, que têm recebido pouca atenção. Ele disse que, desde Juscelino Kubitschek, falou com todos os presidentes, menos um: "O Lula não quer conversar com a gente, não quer atender os caiapós. Por quê?"


Texto Anterior: Índios: PF destrói pistas clandestinas em reserva
Próximo Texto: Rumo a 2004: Orçamento destina mais verba à Presidência
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.