São Paulo, sábado, 26 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros são investigados na Argentina por importação

RODRIGO RÖTZSCH
DE BUENOS AIRES

Uma diplomata e um militar brasileiros estão entre os investigados de mais de 40 nacionalidades em uma causa na Justiça argentina sobre a suposta importação irregular de mais de 98 carros por embaixadas.
O juiz Norberto Oyarbide pediu ao Ministério das Relações Exteriores da Argentina detalhes sobre a situação diplomática de Maria Dulce Silva Barros e Paulo Roberto Silva Xavier. A Folha apurou que os dois foram incluídos na investigação pela importação de um Mitsubishi Lancer que foi registrado em nome de Xavier.
Maria Dulce ocupava o cargo de ministra-conselheira na embaixada do Brasil e, como tal, tinha a função de autorizar a importação de carros por vias diplomáticas. Ela deixou o posto no ano passado e agora é embaixadora do Brasil em Cabo Verde. A Folha não conseguiu falar com ela. Xavier também já não está mais na embaixada de Buenos Aires, onde desempenhou até o início de 2007 a função de adido naval.
A irregularidade na importação do Mitsubishi Lancer se constitui no fato de este ser um carro esportivo que não está entre aqueles que podem usufruir de isenções tributárias para serem importados por via diplomática. Além disso, parte dos 98 carros investigados foi revendida antes do prazo legal de pelo menos um ano -a Folha não conseguiu descobrir se foi esse o caso do Mitsubishi.
A embaixada do Brasil em Buenos Aires informou que não foi procurada até agora pela Justiça argentina, mas que responderá os eventuais pedidos pelas vias diplomáticas.
Além dos funcionários brasileiros, são investigados diplomatas de mais de 40 países, entre eles 15 embaixadores e dezenas de cônsules. Pela lei argentina, as embaixadas podem pedir a permissão de importação de carros e não pagar a taxa de importação de 35% e os impostos de 21%. Por um período de um a quatro anos, o carro não pode ser revendido.


Texto Anterior: Aeronáutica: Justiça veta exigência de convite para carnaval na BA
Próximo Texto: Seringueiros relatam que bolivianos os expulsaram
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.