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TRANSPORTE
Presidente da associação das empresas de ônibus diz que as licitações na cidade são muito onerosas
Modelo de SP afeta pequenas empresas
FELIPE PATURY
da Reportagem Local
As pequenas e
médias empresas
de ônibus de São
Paulo podem desaparecer. Os quatro
maiores grupos,
Constantino, Ruas, Belarmino e o
antigo Baltazar, são os candidatos
para ganhar a megaconcorrência
que definirá os donos do transporte coletivo até 2010, um mercado de R$ 15 bilhões.
"O modelo definido em São
Paulo vai acabar com as pequenas
e médias empresas rapidamente,
porque a licitação é muito onerosa para elas", diz o presidente da
Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbanos de
Passageiros, Otávio Cunha.
Ele prevê que, se o modelo for
exportado para outras cidades, o
transporte de ônibus será explorado por de 10 a 20 empresas em
cada um dos grandes municípios.Hoje, 53 empresas rateiam o
mercado de ônibus em São Paulo.
A licitação dividiu a capital em
nove áreas de concessão. Oito serão licitadas. Uma, a da zona central, será de trânsito livre.
Segundo Otávio Cunha, a explicação para que as pequenas e médias empresas tendam a ficar de
fora da concorrência é simples. As
regras da licitação definem os
vencedores por menor preço e
maior oferta de veículos.
Cunha conta que regras semelhantes à da concorrência paulistana já foram implantadas em Belo Horizonte e Porto Alegre, onde
o modelo de concorrência contribuiu para a concentração do faturamento do setor nos grandes
grupos de empresas de ônibus.
Segundo estimativa do Transurb, o sindicato das empresas de
ônibus da capital, nas concorrências dos dois municípios estava
em disputa um mercado equivalente a apenas uma das oito áreas
licitadas em São Paulo.
O secretário municipal de
Transportes, Getúlio Hanashiro,
concorda que o modelo é concentrador, mas ressalta que dá espaço
para pequenas e médias empresas. "Ele permite o consorciamento, o que deve acontecer inclusive
com as grandes empresas." Segundo ele, um dos objetivos da
concorrência é reduzir o número
de interlocutores com o governo.
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