São Paulo, domingo, 26 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rejeição a Pitta e Maluf supera 50%

da Redação

A rejeição às eventuais candidaturas de Celso Pitta (PTN) e Paulo Maluf (PPB) já atinge metade dos eleitores, segundo a pesquisa Datafolha. Esse resultado ilustra o desgaste sofrido pelo prefeito afastado e o abalo provocado no malufismo.
Dos entrevistados, 58% afirmaram que não votariam no prefeito afastado e 52% disseram que não escolheriam Maluf. As respostas, nesse caso, foram espontâneas e múltiplas -o entrevistado poderia citar quantos nomes quisesse.
A rejeição aos dois pode ser medida indiretamente por outra pergunta, que procurou identificar a mudanças nas intenções de voto dos paulistanos após as denúncias de corrupção na Prefeitura de São Paulo.
Segundo o levantamento, 12% dos entrevistados mudaram de candidato depois de tomar conhecimento das denúncias de corrupção.
Nesse grupo, 32% afirmaram que iriam votar em Maluf, enquanto 24% haviam escolhido Pitta, que chegou ao poder em São Paulo apadrinhado pelo ex-prefeito.
Na semana passada, 10% dos entrevistados disseram que tinham mudado o voto após as denúncias. Deles, 27% pretendiam votar em Maluf, e 22%, em Pitta.



Demais nomes
No ranking da rejeição, o terceiro colocado é Fernando Collor (PRTB), com 50%. O ex-presidente sofreu um processo de impeachment em 1992, em meio a denúncias que ligavam seu nome a esquemas de corrupção.
Enéas Carneiro (Prona) vem a seguir, com 22%. Luiza Erundina, que ocupou a Prefeitura de São Paulo entre 1989 e 1992, tem 16% de rejeição, um ponto a mais do que Francisco Rossi (PPB).
Marta Suplicy e Romeu Tuma (PFL) não receberiam de jeito nenhum os votos de 11% dos entrevistados. No caso de Geraldo Alckmin (PSDB) e Marcos Cintra (PL), a rejeição atinge 10%.
Quanto à expectativa sobre quem vai vencer a eleição deste ano, 27% dos paulistanos acreditam que Marta será a ganhadora. Outros 23% apostam em Erundina.




Texto Anterior: Pesquisa: Erundina consolida o segundo lugar
Próximo Texto: Maioria apóia investigações
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.