UOL

São Paulo, sábado, 26 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUSTIÇA

Todas as investigações foram pedidas por adversário dele em Ribeirão Preto

9ª ação contra Palocci é arquivada

SILVANA DE FREITAS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, decidiu arquivar o nono inquérito criminal contra o ministro Antonio Palocci Filho (Fazenda).
A finalidade de todos os inquéritos seria o STF (Supremo Tribunal Federal) apurar supostas irregularidades na gestão de Palocci como prefeito de Ribeirão Preto.
Somente um caso está pendente de decisão. Trata-se de suspeita de fraude na compra de alimentos, e Brindeiro aguarda o envio de informações do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
No último inquérito arquivado, Palocci foi acusado de dispensa ilegal de licitação pública para aluguel de um salão comercial onde instalou um camelódromo.
Todas as investigações suspensas foram pedidas pelo vereador Fernando Chiarelli, adversário de Palocci na cidade.
Também já foram arquivados um inquérito contra o presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), e outro contra o ministro das Cidades, Olívio Dutra.
A rapidez de Brindeiro no exame dos casos e a opção sistemática pelo arquivamento, a dois meses do fim do quarto mandato como procurador-geral, provocaram especulações de que ele poderia ser reconduzido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para mais dois anos no cargo.


Texto Anterior: Presidente do STF refuta órgão para fiscalizar tribunal
Próximo Texto: Mídia: Livro discute o jornalismo atual e a Folha
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.