São Paulo, segunda-feira, 26 de maio de 2008

Texto Anterior | Índice

perfil

Governador chegou a MT na década de 70

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CUIABÁ

Casado, pai de três filhos, Blairo Borges Maggi nasceu em 29 de maio de 1956 em São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná. Formado em agronomia pela Universidade Federal do Paraná, foi para Mato Grosso na década de 1970, após a compra, por seu pai, de uma fazenda em Itiquira (350 km de Cuiabá), no sul do Estado.
Na década de 1990, à frente do grupo de empresas de sua família, ganhou projeção nacional como o "maior plantador de soja" do mundo e começou a se aproximar da política.
Em 1994, pelo PPB (hoje PP), foi suplente do senador Jonas Pinheiro (então no PFL, hoje DEM) e chegou a ocupar temporariamente a vaga. Pinheiro, morto neste ano, era tido como seu "padrinho" na política.
Em 2002, já pelo PPS e em sua primeira candidatura majoritária, surpreendeu ao superar o candidato do PSDB, o senador Antero Paes de Barros, nas eleições para o governo do Estado. Com 619.655 votos (50,66%), o empresário venceu no primeiro turno, sendo considerado um dos maiores "azarões" do ano.
Em 2005, recebeu da ONG Greenpeace o prêmio "Motosserra de Ouro", em razão dos índices de desmatamento no Estado.
Em 1º de outubro de 2006, Maggi foi reeleito, também no primeiro turno (65,39% dos votos). Em março do ano passado, trocou novamente de legenda: foi para o PR.


Texto Anterior: Isto é Blairo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.