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MÍDIA
Trainees fazem caderno sobre escola pública
DA REDAÇÃO
Terminou na última sexta-feira
a 39ª turma do programa de treinamento em jornalismo da Folha. O curso tem como objetivo
selecionar jovens talentosos e ensiná-los a trabalhar em jornal. Pela primeira vez desde que o programa foi criado, em 1988, a turma reuniu profissionais de texto,
fotografia e jornalismo gráfico.
Durante três meses, os 16 participantes -estudantes ou recém-formados, em áreas como jornalismo, economia, direito, filosofia,
história, design, fotografia-
aprenderam a aplicar o "Manual
da Redação" e os princípios defendidos pelo projeto editorial da
Folha (leia o projeto no site http://
www1.uol.com.br/folha/conhe
ca/projetos-1997-1.shtml).
Os participantes conhecem o
sistema de produção do jornal, fazem exercícios de redação, reportagem, fotojornalismo, infografia
e desenho de jornais, conversam
com jornalistas experientes e têm
cursos de direito, português e investigação jornalística. O caderno
especial que marca o final das atividades da 39ª turma foi feito nas
últimas três semanas para pôr em
prática os conceitos aprendidos.
Coordenado pelo editor de Domingo da Folha, Alcino Leite Neto, o caderno ouviu 23 especialistas sobre como melhorar a educação pública brasileira. A edição
apresenta também casos de sucesso, mostra um dia na maior escola pública do Estado de São
Paulo e revela que a maioria das
metas do Plano Nacional de Educação não foi cumprida. Uma versão expandida do caderno estará
na internet (www.folha.com.br/
treinamento/educacao), com a
íntegra das reportagens e entrevistas, textos complementares,
galerias de fotos e links para sites
que abordam temas do caderno.
Inscrições até dia 5
A Folha recebe até 5 de julho
inscrições para a 41ª turma, que
deve ocorrer no primeiro semestre de 2006. Basta preencher a ficha que está na internet (http://www.folha.com.br/treinamento)
ou retirá-la na sede do jornal (al.
Barão de Limeira, 425, São Paulo),
nas sucursais e regionais e nas
principais faculdades do país. O
processo envolve três fases: análise das fichas, prova de conhecimentos gerais e entrevista.
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