São Paulo, sexta-feira, 26 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA

Vantagem do candidato do PPS sobre Serra cresce de 7 para 13 pontos

Ibope dá vitória para Ciro no 2º turno

RENATA LO PRETE
DA REPORTAGEM LOCAL

Pela primeira vez em levantamento realizado por um dos principais institutos, o líder da disputa presidencial, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), perde para um de seus atuais adversários em simulação do segundo turno da eleição.
Segundo a pesquisa mais recente do Ibope, Ciro Gomes (PPS) bateria o petista em eventual confronto final por 47% a 40%.
Assim como ocorreu com o Vox Populi divulgado na segunda-feira passada, o novo Ibope mostra o crescimento da distância entre Ciro, segundo colocado, e José Serra (PSDB), terceiro.
Aumentou de 7 para 13 pontos percentuais a vantagem do candidato da Frente Trabalhista sobre o tucano. Ciro, que tinha 22% das intenções de voto no levantamento anterior do instituto, agora aparece com 26%. E o tucano passou de 15% para 13%.
Ao mesmo tempo, diminuiu de 11 para 7 pontos a diferença entre o ex-governador do Ceará e o candidato do PT, que manteve os mesmos 33% da sondagem apresentada há uma semana.
Ciro foi o único a se movimentar fora da margem de erro, de 2,2 pontos. Anthony Garotinho (PSB) oscilou de 10% para 11%.
Encomendado pela Rede Globo para divulgação no "Jornal Nacional" de ontem, o levantamento ouviu 2.000 eleitores em todo o país entre 21 e 23 de julho.
O momento captado pela pesquisa é bastante semelhante ao registrado pelo Vox, que realizou seu campo nos dias 20 e 21.

Empate em segmentos
Além do ineditismo do resultado da simulação da etapa final, Márcia Cavallari, diretora do Ibope Opinião, chama a atenção para alguns resultados segmentados da disputa de primeiro turno.
De acordo com o levantamento, a situação é de empate técnico entre Lula e Ciro em grupos como mulheres, eleitores de instrução superior e média, pessoas na faixa etária de 35 a 49 anos e habitantes de pequenos municípios.
"Segmentos mais informados e de renda mais elevada, responsáveis por parte do movimento ascendente do candidato do PPS nas pesquisas, têm um voto menos volátil, que não se perde com tanta facilidade", diz a diretora do Ibope Opinião.
Ela observa ainda a penetração de Ciro entre eleitores que aprovam a administração FHC. Entre os que a classificam como "boa", Ciro está cinco pontos à frente de Serra, o candidato do governo.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Entrevista: Tasso diz não ter "obrigação ética" com Serra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.