São Paulo, Domingo, 26 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRONOLOGIA

dez.97 - Waldeci Alves de Oliveira teria sido contatado pelo detetive particular Adílson Alcântara de Matos para grampear telefones do BNDES e teria recusado.
fev.98 - Célio Arêas da Rocha teria sido contatado por Temílson Resende, o Telmo, para entregar as fitas gravadas ilegalmente para o cliente. Também teria recusado.
2.jun - Provável data das primeiras gravações ilegais.
29.jul - Leilão da Telebrás.
ago - Surgem rumores da existência de fitas.
- O general Alberto Cardoso recebe João Guilherme de Almeida, que dirige a Subsecretaria de Inteligência Militar do Rio. Os depoimentos dos dois sobre esse encontro divergem. O general diz que foi informado de que havia fitas gravadas com telefonemas que revelariam detalhes do processo de privatização e que comprometeriam autoridades, inclusive FHC. Almeida diz que apenas informou o general de que havia boatos de gravações.
Nessa época as gravações ainda estavam sendo feitas, e nenhuma fita tinha vazado.
19.set - Provável data da fita com alguns dos últimos diálogos do grampo.
8.nov - Surgem as primeiras notícias na imprensa sobre as fitas. Na semana seguinte, as primeiras transcrições de gravações.
- É aberto inquérito para apurar a autoria do grampo e indicado o delegado Rubens Grandini, da Polícia Federal, para presidi-lo.
- Deixam o governo o ministro Luiz Carlos Mendonça de Barros (Comunicações), André Lara Resende, presidente do BNDES, José Roberto Mendonça de Barros, secretário-executivo da Camex, e Ricardo Sérgio de Oliveira, diretor da área internacional do BB.
3.dez - Cai o último membro do governo envolvido com as fitas do BNDES, Jair Bilachi, presidente da Previ.
dez - Divergências dentro da chamada "comunidade de informação" fazem chegar à PF os nomes dos principais suspeitos.
abr.99 - Justiça autoriza a PF a gravar telefonemas dos principais suspeitos. Uma gravação mostra que Temílson e Célio se conhecem e combinam o que falar na PF.
mai - Um dos agentes da PF vindo de MS para ajudar o delegado Grandini é agredido e ameaçado de morte.
25.mai - A Folha publica trechos de 46 fitas (69 h de gravação). Um dos diálogos mostra o envolvimento de FHC no leilão da Telebrás.
17.ago - Célio Rocha vai a Brasília e encontra o general Cardoso.
26.ago - Célio tem um encontro com Telmo no centro do Rio gravado pela Subsecretaria de Inteligência.
16.set - Célio depõe na Justiça e entrega um dossiê sobre os grampos em troca dos benefícios da Lei das Testemunhas. É decretada a prisão preventiva de Telmo, e são feitas buscas nas casas de Telmo e do engenheiro Nelsino Drozczak da Silva.



Texto Anterior: Araponga foi invenção de Dias Gomes
Próximo Texto: Dinheiro público: BNDES dá mais a quem emprega menos
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.