São Paulo, domingo, 26 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Popularidade de Lula não afasta fantasma do mensalão do PT

DA ENVIADA A PORTO ALEGRE
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Três anos depois do mensalão, o PT ainda sofre em Porto Alegre os efeitos da maior crise vivida pelo governo Lula, mesmo que o presidente atinja hoje índices recordes de aprovação. Somado a isso, os petistas colheram neste ano isolamento político por tratar PSB, PC do B e PDT como coadjuvantes de suas administrações na capital e no governo do Estado.
A candidata Maria do Rosário (PT) reconhece que esses problemas tiraram votos de seu partido em reduto que foi comandado pela sigla por 16 anos.
"O PT passou por momentos bem difíceis e viveu isso numa contradição com sua história. Continua sendo um partido de grande preferência dos eleitores brasileiros. Acho que há um cansaço com a política e aí uma parte da população pensa: "Tanto faz". Acho difícil analisar os efeitos do que passou. De toda forma, sou muito otimista, porque se as pessoas compararem projetos, votam na gente."
A chamada "maré vermelha", que marcou campanhas do PT com a cidade tomada por militantes voluntários com bandeiras, não ocorreu neste ano. Para Rosário, a descrença e a incapacidade de gerar emoção tiraram das ruas esse elemento.
Quanto ao isolamento vivido neste ano -o vice de Rosário é do PT e se aliaram apenas PRB, PSL e PTC-, a candidata reconhece que é fruto de uma opção feita no passado. "O PT fez uma opção ao longo de muitos anos de não priorizar alianças. Fiz grande empenho para estabelecermos política mais ampla de alianças, mas não consegui."
Mais do que o mensalão e o isolamento, foram declarações como "tu não podes votar numa guria de 27 anos" e "ela é filhinha de papai, nunca fez nada na vida", em que se referia à candidata Manuela D'Ávila (PC do B), que causaram a Rosário a maior dor de cabeça da campanha. Sobre o episódio, a petista disse que lhe causou problemas políticos e espera que a comunista a tenha desculpado. "Eu estava em uma conversa pessoal, foi uma brincadeira com amigos da comunidade." (SI e GR)


Texto Anterior: Prefeito deve ser o 1º reeleito na capital gaúcha
Próximo Texto: Salvador: Com 55%, João Henrique é favorito em Salvador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.