São Paulo, domingo, 26 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trunfo do PMDB em Salvador confirmará ascensão na Bahia

ENVIADA ESPECIAL A SALVADOR
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Na sala de uma produtora na manhã da última quarta-feira, com quatro telefones celulares, o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional) coordenava o fim da campanha do prefeito João Henrique (PMDB) à reeleição em Salvador.
A cena é emblemática para entender o quadro eleitoral que se desenha. João Henrique chegou ao poder em 2004 pelo PDT. Era um prefeito com altos índices de rejeição que foi atraído para o PMDB de Geddel.
Era o terceiro colocado na disputa até surtirem efeito as estratégias da campanha: altos investimentos em publicidade e um pacote de obras intensificadas nos meses que antecederam a eleição e, em parte, financiadas pelo governo federal (incluindo a pasta de Geddel).
Vencedor do primeiro turno por uma estreita margem de votos, João Henrique ampliou a diferença sobre o candidato do PT, Walter Pinheiro, no segundo turno e chega neste domingo com vantagem.
O crescimento, afirmam aliados, é fruto sobretudo das alianças feitas na segunda etapa da disputa, outra ação creditada a Geddel, que trouxe o apoio do deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM).
Também se alinharam o ex-governador Paulo Souto (DEM) e o senador César Borges (PR), que fizeram suas carreiras ao lado de Antonio Carlos Magalhães (1927-2007).
Aliados e adversários descrevem João Henrique como carismático e humilde, mas sem grande capacidade de liderança. Daí a força do PMDB na gestão municipal, na qual controla três das principais secretarias.
Na reta final da campanha, o governador Jaques Wagner (PT) atacou o prefeito e insinuou que a cidade é governada pela máquina peemedebista.
Se João Henrique vencer, o PMDB se confirmará como a principal força política da Bahia. Nestas eleições, já garantiu 114 das 417 cidade no Estado. (LETÍCIA SANDER e LUIZ FRANCISCO)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Sem qualquer apoio formal de Lula, petista aposta em virada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.