São Paulo, terça-feira, 26 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disputa no PSDB antecede reunião

DOS ENVIADOS ESPECIAIS A ARAXÁ (MG)

A disputa pelo controle interno do PSDB permeou a reunião que antecedeu o encontro com Luiz Inácio Lula da Silva dos sete governadores tucanos ontem, em Araxá. "A cúpula do PSDB somos nós", disse o governador eleito de Minas, Aécio Neves, ao ser questionado sobre o fato de a conversa com Lula ter sido marcada à revelia da Executiva Nacional tucana.
Segundo Aécio, "só os frágeis acham que encontrar o adversário possa ser uma capitulação". De um modo geral, os governadores tentaram contemporizar a disputa interna que se desenvolve no interior da sigla. Aécio foi o mais duro. Ainda assim, ressaltou que os governadores entraram e saíram da reunião com o presidente eleito como "oposição".
A Executiva Nacional do PSDB considerou, semana passada, que o encontro dos governadores com Lula era " inconveniente" e "inaceitável" ter sido marcado sem consulta prévia à direção do partido. Uma recomendação para o cancelamento da reunião chegou a ser cogitada pela Executiva, que desistiu por concluir que isso só agravaria mais a crise.
Os governadores se reuniram na sala Congonhas do Grande Hotel de Araxá, obra inaugurada em 1944 e restaurada agora pelo governo mineiro. Enquanto do lado de fora eles tentavam contemporizar, reservadamente não faltaram críticas à direção partidária. "O que não pode é o Zé Aníbal ficar nos dando carão público", reclamou o governador eleito da Paraíba, Cássio Cunha Lima, referindo-se ao presidente da sigla, José Aníbal (SP).
O governador reeleito de Goiás, Marconi Perillo, que integra a Executiva Nacional, saiu em defesa da direção do PSDB, argumentando que era importante preservá-la como instância de negociação". "A Executiva Nacional do partido é a instância deliberativa maior que a gente tem." (RC e PF)


Texto Anterior: Juro não cairá rápido, diz Alencar
Próximo Texto: Petista afirma ter tido encontro "entre amigos"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.