São Paulo, sábado, 26 de novembro de 2005

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Saída negociada 1
Membros do Conselho de Ética devem se reunir no início da semana com ministros do STF para discutir o caso José Dirceu. Buscam uma fórmula para corrigir possíveis vícios do processo sem atrasar sua conclusão.

Saída negociada 2
O líder do PSDB, Alberto Goldman (SP), conversou com os ministros Nelson Jobim e Eros Grau. Ambos defenderam a decisão do Supremo, mas se mostraram preocupados em evitar conflito com o Legislativo.

Outro entendimento
A tese, acatada por ministros do STF, de que a inversão de testemunhas prejudicou Dirceu foi indeferida no Conselho de Ética pela líder da tropa de choque petista, Ângela Guadagnin (SP), que presidia a sessão. Depois, foi negada na CCJ, com voto favorável da bancada do PT.

Magoei
O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), se disse "surpreso com a agressividade" do líder do PFL no Senado, José Agripino (RN), que o acusou de buscar um "encostinho jurídico" para protelar o caso Dirceu.

Cuide dos seus
"O senador Agripino poderia usar o poder de vice-presidente do PFL para incentivar a bancada a comparecer às sessões de segundas e sextas. Ajudaria a acelerar os processos", diz. Ontem, de novo, faltou quórum.

Para registro
A empresa que fez as pesquisas pagas com os R$ 50 mil sacados por João Paulo (PT-SP) do valerioduto enviará ao Conselho de Ética uma carta justificando o fato de as notas emitidas pelo serviço serem seqüenciais.

Novo quadro
Relator do processo de João Paulo, Cezar Schirmer (PMDB-RS) tinha convocado a secretária do petista como testemunha. Com a decisão do Supremo dividindo as testemunhas entre defesa e acusação, pode mudar o rol de pessoas que vai chamar.

Espólio cobiçado
Relator do processo de cassação de Pedro Corrêa (PP-MT), Carlos Sampaio (PSDB-SP) iniciou consultas jurídicas para solicitar à extinta CPI do Mensalão os sigilos de João Cláudio Genu, ex-assessor da liderança do PP.

Cardápio 2006
Estremecido com Anthony Garotinho (PMDB), o bispo Edir Macedo, da Igreja Universal, recebeu o presidenciável tucano Geraldo Alckmin quinta-feira em almoço na sede da TV Record em São Paulo.

Paiol de pólvora
Em meio ao tiroteio federal, o PT paulistano quer colocar na mesma sala, para debater a política econômica, os ministros Antonio Palocci, Paulo Bernardo, Dilma Rousseff e Luiz Marinho. O dois primeiros teriam se mostrado simpáticos ao convite. Será em 2 de dezembro.

Sob estresse
Renilda de Souza, mulher de Marcos Valério, passou pela Clínica de Saúde Santa Maria, em Belo Horizonte, especializada em atendimento psiquiátrico. A causa teria sido o conturbado momento vivido pela família.

Indiciada
Em visita a Londres nesta semana, o senador Marcelo Crivella (PMR-RJ), da CPI da Imigração Ilegal, transformou em vilã a heroína Sol, personagem da novela "América" (Globo), que terminou há pouco. A moça era obcecada por viver clandestinamente nos Estados Unidos.

Sob nova direção
A Churrascaria Pampa assinou contrato emergencial de 90 dias para assumir o restaurante do anexo 4 da Câmara, antes administrado por Sebastião Buani, que denunciou o "mensalinho" de Severino Cavalcanti. O aluguel mensal será de R$ 15 mil.

TIROTEIO

Do deputado estadual Enio Tatto (PT) sobre o governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), segundo quem entidades socais só criam problemas para a administração da Febem:
-Ansioso para ser candidato a presidente no ano que vem, Alckmin culpa terceiros pela incompetência de seu governo.

CONTRAPONTO

Atraso fatal

Assessores que acompanhavam o governador Mario Covas (1930-2001) em suas viagens pelo interior paulista lembram de uma história que ele contava para justificar sua obsessão por ser pontual aos compromissos.
Dizia o tucano que, ao se aposentar, um padre recebeu homenagem da pequena cidade onde exercera o seu sacerdócio. Estava previsto que, ao final da festa, um deputado local iria lhe entregar uma placa comemorativa.
Como o parlamentar demorasse para chegar, o padre iniciou seu discurso de despedida:
-Quando aqui cheguei, ouvi minha primeira confissão e fiquei horrorizado. Era de um pecador contumaz, um ladrão. Mas depois vi que ele era uma exceção nesta comunidade.
Quando o deputado chegou, logo após a fala do padre, ganhou a palavra para discursar:
-Tive a honra de ser o primeiro a me confessar...


Próximo Texto: Lula pede "juízo" à oposição e diz que nunca atacou ninguém
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.