São Paulo, sábado, 27 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA DE DOSSIÊS

Obra será distribuída gratuitamente na segunda, em Brasília

ACM lança livro com acusações a Jader



FERNANDO RODRIGUES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), lança na segunda-feira um livro contra o senador Jader Barbalho (PMDB-PA), seu maior adversário político no momento.
"Jader Barbalho - O Brasil não merece", com 268 páginas, é uma coletânea de acusações recentes e antigas contra o peemedebista, que disputa a presidência do Senado no dia 14 de fevereiro.
A tiragem inicial do livro é de 5.000 exemplares e será integralmente distribuída em Brasília. A impressão ficou a cargo da Gráfica Santa Helena, de propriedade da família de ACM. Os custos não foram divulgados.
A decisão de publicar foi uma reação a outra obra, lançada há uma semana, o livro "Memórias das Trevas - Uma devassa na vida de Antonio Carlos Magalhães", 800 págs., da Geração Editorial, e de autoria de João Carlos Teixeira Gomes, o Joca, um jornalista baiano e antigo desafeto de ACM.
O pefelista está convencido de que o livro de Teixeira Gomes teve patrocínio de Jader e de outros dirigentes do PMDB. Jader, a editora e o autor negam.
ACM achou que deveria partir para a ofensiva. "Eu não preciso de ninguém para escrever o que eu penso. Eu escrevo, assumo, assino e publico", disse o senador a amigos durante esta semana.
Preparado em menos de uma semana, "Jader Barbalho - O Brasil não merece" contém uma sistematização do dossiê que o próprio ACM havia apresentado no primeiro semestre do ano passado -época em que ele e Jader protagonizaram debates ásperos na tribuna do Senado, ambos se acusando de corrupção.
A Folha teve acesso a um texto inicial que deve ser usado para a divulgação do livro. A obra fala da "origem controversa e obscura da fortuna do senador pelo Pará". Aborda casos sobre "a influência de Jader em esquemas e ilicitudes em órgãos públicos como, por exemplo, a Sudam e o DNER".
Ao saber da publicação, o senador Jader Barbalho afirmou, por intermédio de sua assessoria de imprensa: "Trata-se de mais um ato de desespero desse envilecido (desonrado, tornado vil) e tresloucado senhor, que está destemperado com o sucesso editorial do livro "Memórias dasTrevas'".



"Jader Barbalho - O Brasil não merece"
Autor: Antonio Carlos Magalhães
Editora: Gráfica Santa Helena
Quanto: Ainda sem preço. A primeira edição será distribuída gratuitamente no Senado, em Brasília.







Texto Anterior: Covas agradece a jogador por homenagem
Próximo Texto: Entrevista sobre pefelista não é exibida na BA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.