São Paulo, terça-feira, 27 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LONGE DO GABINETE

Presidente viu, de dentro de cabine blindada, equipamentos usados no transporte de ogivas

Lula assiste a desfile de mísseis na Índia

Jorge Araújo/Folha Imagem
Mísseis que transportam ogivas nucleares foram ponto alto do desfile de mais de duas horas


GABRIELA ATHIAS
ENVIADA ESPECIAL A NOVA DÉLI

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem procurado projetar-se externamente como um defensor da paz e dos interesses dos países excluídos, assistiu ontem, de dentro de um camarote blindado, ao desfile de mísseis usados no transporte de ogivas nucleares. A parada militar, feita em Ray Path, principal avenida de Nova Déli, marcou o 55º aniversário da República da Índia.
Lula está na Índia desde domingo para uma visita de quatro dias. Já foram assinados cinco acordos bilaterais e um sexto entre o Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai) e a Índia. A próxima escala de Lula, no dia 28, é Genebra.
A parte militar do desfile, que durou duas horas e vinte minutos, teve como ponto alto a exibição dos mísseis Prithvi e o Agni II -este último foi classificado pela locutora oficial como o "orgulho da nação".
A Índia, segundo dados do Banco Mundial, gasta 10% do seu orçamento com defesa, aproximadamente US$ 15 bilhões. É o dobro do que se investe em Educação e em Saúde.
Além dos mísseis, durante a parada foram apresentados pelo menos três tipos de tanque de guerra, entre eles o moderno T-90S. Os soldados desfilaram com uniformes de gala, com faixas de seda e turbantes multicoloridos.
A Índia e o Paquistão - dois países que possuem armas nucleares- disputam há décadas a região da Caxemira, que pertence à Índia. Por causa do medo de atentados terroristas, o governo montou um forte esquema de segurança. Segundo a organização, havia entre 45 mil e 60 mil soldados.
O desfile em comemoração ao Dia da República tem uma parte civil- uma espécie de carnaval, com direito a carro alegórico- onde os Estados apresentam suas principais manifestações culturais.


Texto Anterior: Mulher de Alencar perde vôo e fica na pista em SP
Próximo Texto: Gabinete de fato: Dirceu cumpre agenda de chefe de governo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.