São Paulo, sexta-feira, 27 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RIO

Ex-ministra trabalhará até abril, quando terá de sair para concorrer ao Senado

Benedita ganha cargo em prefeitura

RAPHAEL GOMIDE
DA SUCURSAL DO RIO

A ex-ministra da Assistência e Promoção Social de Lula e ex-governadora do Rio, Benedita da Silva (PT-RJ), vai ganhar um cargo até abril na prefeitura petista de Paracambi, Baixada Fluminense, comandada por André Ceciliano.
A ex-ministra será diretora de Ação Social, área na qual foi ministra do governo Lula. Benedita receberá salário de R$ 1.200 -inferior ao dos secretários do município, R$ 1.800- e não precisará ir todos os dias a Paracambi, a 75 km do Rio. Segundo o prefeito, ela ainda evitará perder a matrícula de digitadora no Detran do Estado do Rio de Janeiro, já que ele pedirá a cessão de Benedita para o novo cargo.
A nomeação deve sair na segunda-feira, embora Benedita esteja nos Estados Unidos até o fim de fevereiro, segundo a sua assessoria de imprensa. Atualmente, ela vive em Atlanta, no estado norte-americano da Geórgia. Seu objetivo é divulgar a sua ONG, a Fundação Benedita da Silva, nos EUA.
"Não adianta esconder nada. É bom para o município e para ela, que estava de licença havia dois anos e teria de ter vínculo senão perderia o emprego no Estado. Eu a convidei em setembro e pedi a sua liberação ao Estado há dois meses", afirmou o prefeito.
O papel da ex-ministra no governo será, segundo a assessoria de imprensa de Paracambi, o de captar recursos em Brasília e coordenar todos os projetos sociais do município.
A idéia é aproveitar o prestígio político e o bom trânsito da ex-ministra e ex-governadora do Rio diante do governo federal para obter recursos e apoio da União em benefício da cidade.
André Ceciliano explicou que a ocupação do cargo dura apenas até abril, quando a ex-governadora terá de se desincompatibilizar para concorrer a uma vaga no Senado, onde já legislou.
Benedita lidera a disputa por essa vaga no Rio com 19,4% das intenções de voto no levantamento do Instituto Brasileiro de Pesquisa Social. O segundo, com 11,6%, é o deputado federal Francisco Dornelles (PP-RJ). A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Procurada, a assessoria de Benedita disse desconhecer o novo cargo e que ela só volta no fim de fevereiro ao Brasil.
O prefeito André Ceciliano disse acreditar que Benedita já está voltando ao país. Ele disse ter até programação para a futura contratada na próxima semana. "Possivelmente na segunda-feira ela toma posse aqui e na terça já tem um seminário com o pessoal da Ação Social para programarmos o ano de 2006", afirmou.


Texto Anterior: Diário de Caracas
Próximo Texto: Fórum Econômico Mundial: Brasil está perdendo o momento, diz Furlan
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.