São Paulo, sábado, 27 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Índice

5 - reforma política

Aldo
"Imaginar que o defeito está nas instituições políticas é imaginar que o defeito está na sombra da vara torta"

O deputado disse que "é preciso reformar o país paralelamente à reforma política" e que o primeiro passo deve ser a adoção do voto por lista com financiamento público.
No voto por lista, o eleitor vota no partido, que estabelece uma ordem para seus candidatos. Se a votação garantir a eleição de dois deputados do partido, os eleitos serão os dois primeiros da lista.
"Sei toda a carga de polêmica, ou até de rejeição, que a proposta recebe. Mas temos que iniciar a reforma política com medidas concretas. Não há como adotar financiamento público sem a lista fechada."

Chinaglia
"É um consenso que não é consenso. Todos defendem a reforma, na Câmara ou na sociedade, mas cada um tem a sua"

"Eu não creio ser possível uma reforma política para uma implementação imediata com mudanças tão profundas que não viabilizem um acordo", afirmou o petista.
Ele se disse favorável à lista fechada, "muito mais por causa do financiamento público do que pelas minhas convicções".
Ele também defendeu o ministro Tarso Genro (Relações Institucionais), que disse que a governabilidade não depende da reforma.
"Acho que é forçar um pouco a natureza das coisas imaginar que, após dez anos, iríamos ter uma crise só porque isso não foi aprovado."

Fruet
"O Brasil vive uma crônica crise político-institucional. Não tenhamos ilusão de que a reforma trará estabilidade"

O candidato do PSDB disse lamentar a declaração do ministro Tarso Genro de que as reformas tributária e política não afetam a governabilidade. "Está aí a crise da governabilidade que resultou nos últimos quatro anos", afirmou.
Ele disse que sua idéia de reforma política inclui "radicalizar a forma de participação do eleitor, imaginar que a legitimidade do voto não termina no momento da eleição".
Ele se disse, neste momento, contrário à lista fechada partidária, só admitida para daqui a duas ou três eleições, com uma "oxigenação das estruturas partidárias".


Texto Anterior: 4 - Relação com o Executivo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.