São Paulo, terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

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Toda Mídia

Nelson de Sá

Nem Chávez nem Bush

Escorrendo ironia, o espanhol "El País" questiona em editorial o "fracasso" anunciado por Hugo Chávez para a visita de George W. Bush e avalia que os países da região querem tanto a "generosidade venezuelana" quanto a "compreensão de Washington". A exceção é "o Brasil de Lula, o gigante latino-americano" que "se considera acima de tudo o que Chávez pode oferecer":
- Seu lema é nem Caracas nem Washington, só Brasília. Por isso, Lula receberá Bush com satisfação.
Nem tanto. Após agradar a Bolívia, Lula está no Uruguai e, como notou a Globo, vai "discutir o futuro do país no Mercosul" e, para não deixar que caia nos braços dos EUA, promete "uma usina termelétrica da Petrobras", entre outros generosos presentes.

"BEWARE"
O "Barron's", de grande influência, versão dominical do "Wall Street Journal", avisou no texto "Cuidado com o poder do Brasil sobre o açúcar", de Devon Maylie, que a "complacência com a predominância do país" pode levar a "aumentos drásticos de preço". Para açúcar ou etanol, "não existe outro fornecedor de verdade de açúcar bruto" no mundo.

ÚLTIMAS CARTAS
Depois de tudo conseguir por aqui, com a Globo no meio, "Chegou a Buenos Aires uma missão do Japão para promover a TV digital", destacou o argentino "La Nación". Jogam "suas últimas cartas para convencer os funcionários do governo" de que o padrão japonês de NEC, Sony, Panasonic etc. é melhor que o europeu de Telefónica, Siemens etc.

YOUTUBE VS. TV

weblogs.hitwise.com/Reprodução
O gráfico do Hitwise, com a linha vermelha do YouTube ultrapassando a azul dos sites de conglomerados de TV dos EUA, semana passada


O blog BuzzMachine, de Jeff Jarvis, e outros festejam pesquisa da Hitwise mostrando que as visitas ao YouTube cresceram 14% desde que a Viacom (de canais como MTV e Comedy Central) mandou o site de compartilhamento de vídeo tirar seus produtos do ar. Jarvis, pioneiro dos blogs de mídia, saudou como nos velhos tempos a notícia complementar de que o YouTube passou todos os sites de TV somados. No título do post, "Quem precisa da MSM?" ou mídia "mainstream". Hoje parte do Google, o YouTube na verdade é tão "mainstream" quanto a Viacom.

JOOST VS. YOUTUBE

A Viacom, no confronto com o Google, levou uma das maiores atrações de vídeo da internet, seu "Daily Show" com Jon Stewart, para o Joost. É o site -em experiência- idealizado pelos criadores de Kazaa e Skype, com imagens de qualidade bem melhor que YouTube e assemelhados. "Não é vídeo de web, é TV", diz um dos empreendedores ao "New York Times" de hoje, sublinhando que o Joost é "dentro das regras", em contraste com Kazaa e YouTube.
Dias atrás, note-se, "engenheiros" do Google disseram à Reuters que a web não comporta serviços tipo Joost.

QUEM LÊ TANTO VÍDEO?

Peter DaSilva - nytimes.com/Reprodução


O mesmo "NYT" noticiou que, segundo pesquisa CacheLogic, 60% do tráfego na internet já é de vídeo -e pode chegar a 98% em poucos anos. Em tal universo, YouTube, o próprio Google Video, Yahoo Video e outros não servem como ferramenta de pesquisa. E a estrela ascendente é o Blinkx, de San Francisco, que pesquisa nos próprios vídeos, não em suas legendas.

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@ - Nelson de Sá


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