São Paulo, quinta-feira, 27 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oposição elegeu e depois fez Severino cair de cargo na Câmara, diz presidente

DA ENVIADA A RECIFE

O presidente Lula deu uma nova versão para o afastamento de Severino Cavalcanti do comando da Câmara, em setembro de 2005. Severino renunciou ao cargo acusado de envolvimento em corrupção, mas Lula, em discurso em Recife, atribuiu sua queda a artimanhas da oposição.
"Estou vendo um homem ali, o Severino, que foi presidente da Câmara. Ele foi eleito porque a nossa oposição queria derrotar o governo, achando que o Severino ia ser contra o governo", disse Lula, apontando para o ex-deputado, sentado na platéia.
Lula continuou: "Elegeram o Severino. Não levou muito tempo e perceberam que ele não era oposição, e trataram de derrubar o Severino com a mesma facilidade com que o elegeram. Aquela parte da elite paulista e do Paraná, [aqueles] que te convidavam para fazer palestra toda semana para falar mal de projetos, hoje, se te encontram na rua, não cumprimentam."
"Continuo tendo o mesmo respeito hoje que eu tinha por você há muito tempo", disse o presidente, acrescentando que a "hipocrisia" que há no país deixou a grande maioria da população marginalizada.
Eleito em fevereiro de 2005 para presidir a Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE) surpreendeu ao vencer, com um empurrão da oposição, o então favorito, Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP). Sua permanência no posto, no entanto, foi efêmera -sete meses depois renunciou à presidência e ao mandato após ser envolvido em um escândalo.
À frente da Câmara, negociou para indicar aliados para o ministério e estatais. Emplacou Márcio Fortes em Cidades, mas não obteve êxito na nomeação de Djalma Rodrigues para cargo na Petrobras, na "diretoria que fura poço e acha petróleo".
Sua dupla renúncia foi para escapar de processo de cassação após a denúncia de que, entre 2002 e 2003, cobrou propina de um empresário para manter autorização de exploração de um restaurante na Câmara. Em seu discurso de despedida, culpou a "elitezinha que não quer largar o osso" por sua queda. Candidato em 2006, não se elegeu.


Texto Anterior: Tirem o "cavalinho da chuva" por 2010, diz Lula à oposição
Próximo Texto: Memória: Severino caiu 7 meses depois de assumir Câmara
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.