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ORÇAMENTO
Governo estadual diz que repactua preços
Em MT, sobrepreço
em obra é de 100%
da Sucursal de Brasília
O Orçamento da União destinou
R$ 18,6 milhões para a pavimentação de trechos da BR-163, em Mato
Grosso, cujos contratos estão superfaturados em cerca de 100%. O
governo de Mato Grosso admite o
superfaturamento, mas afirma
que está negociando a repactuação
dos custos.
O trecho de 82,7 quilômetros entre os municípios de Peixoto de
Azevedo e Matupá tem o custo estimado em R$ 44,7 milhões. Cada
quilômetro custaria R$ 541 mil. O
governo do Estado admite que o
custo real seria de R$ 280 mil.
O contrato original foi assinado
com a construtora Triunfo, em setembro de 1989, no governo de
Carlos Bezerra (PMDB). Em dezembro de 1995, já no governo
Dante de Oliveira (PSDB), foi assinado um termo aditivo. O valor só
sofreu atualização monetária.
Atenção à região Norte
Na função de relator do Orçamento da União para 1997, o senador Carlos Bezerra, atendeu emenda da bancada dos Estados da região Norte e destinou R$ 33 milhões para a pavimentação da
BR-163, sendo R$ 18,6 milhões em
Mato Grosso.
O secretário de Infra-Estrutura
de Mato Grosso, Antônio Joaquim, afirma que o dinheiro será
usado para a pavimentação de dois
trechos, de 75 e 83 quilômetros,
entre Santa Helena (MT), Peixoto
de Azevedo (MT) e a divisa com o
Pará.
O deputado Gilney Viana
(PT-MT) apresentou denúncia ao
TCU (Tribunal de Contas da
União), no último dia 18, alegando
má gestão de recursos públicos na
pavimentação da BR-163.
O parlamentar petista pede a
imediata impugnação do contrato
e seus aditivos e a realização de inspeção e auditorias contábil, financeira, orçamentária, operacional e
patrimonial na obra.
Se confirmada a irregularidade,
Viana pede ao TCU a adoção de
medidas cabíveis contra seus responsáveis.
Solenidade
O governador Dante de Oliveira
chegou a programar uma solenidade em Guaratã do Norte, na presença de 40 prefeitos, para assinar
a ordem de reinício da pavimentação no trecho entre Peixoto de
Azevedo e a divisa com o Pará.
Antônio Joaquim afirmou, porém, que o governo estadual só vai
iniciar a obra após a repactuação
dos preços. "Estamos fazendo a
repactuação de preços em quase
todas as obras em andamento no
Estado'', disse.
O secretário enviou à Folha cópia de um ofício dirigido ao DNER
(Departamento Nacional de Estradas de Rodagem), em 7 de abril
deste ano, onde informa que está
``mantendo entendimentos com
as construtoras Triunfo e Andrade
Gutierrez, visando a repactuação
dos custos de pavimentação da
BR-163''.
Explicação de Bezerra
O senador Carlos Bezerra afirmou à Folha, por intermédio da
sua assessoria, que já está acertado
com a Triunfo e a Andrade Gutierrez a repactuação dos preços para
R$ 300 mil o quilômetro. O acordo
seria assinado na última quinta-feira, dia 24, no DNER.
A assessoria do parlamentar peemedebista afirmou que o preço do
contrato original está superavaliado porque, na época, não havia
parâmetros para uma avaliação
exata dos custos de uma obra, devido à inflação.
Todos os contratos assinados
naquela época (final do governo
Carlos Bezerra) estariam sendo revistos pelo atual governo, que tem
o relator do Orçamento da União
como aliado. Fatos semelhantes
estariam ocorrendo em vários Estados.
(LUCIO VAZ)
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