São Paulo, terça-feira, 27 de julho de 2004

Texto Anterior | Índice

TODA MÍDIA

Outro espetáculo

Nelson de Sá

É um show para o mundo. A Globo News já transmite ao vivo. O JN dá manchete. Mas a convenção nos EUA não excita as grandes redes americanas.
Os próprios âncoras de CBS, NBC e ABC saíram reclamando, no "New York Times", de se ter excluído do horário nobre uma campanha que vai definir o líder da superpotência em guerra.
Não que o espetáculo seja dos melhores. Tom Brokaw (NBC):
- Essas convenções são tão controladas. Nesta convenção, há um "politburo" na direção.
As emissoras são pressionadas a não buscar entrevistas sem passar pela direção. Assessores tentaram limitar até perguntas a serem feitas a John Kerry.
Não é notícia, só espetáculo.
 
Fossem esses os problemas e as redes poderiam comemorar.
A questão é que elas já nem protagonizam o espetáculo. De início veio a concorrência da CNN etc. E agora tem a internet.
O âncora Peter Jennings (ABC) se uniu de vez ao inimigo. O tempo livre que tem agora é voltado a escrever no site da ABC e a ancorar a TV on line.
Brokaw ironiza o colega, diz que Jennings não tem mais que oito espectadores. Pode ser, mas a revolução só faz avançar.
 
Estão aí os blogs, ainda não protagonistas, mas já destaque em reportagens até na TV.
Também sobre eles pesou o "politburo" da convenção, diz o "Wall Street Journal". Alguns bloggers mais "conservadores" teriam sido desconvidados.
Não importa, "este evento marca o dia em que os blogs se tornaram outra coisa", escrevia ontem David Weinberger, no blog do site Boston.com:
- A mídia tenta entender, a convenção tenta, nós mesmos estamos sempre tentando nos entender. A diferença é que a nossa presença agora é inegável. Somos uma anomalia oficial.
Para quem quer mais, o "WSJ" indica: o liberal Dailykos.com; o conservador LarsonReport. com; e o MathewGross.com, do ex-diretor da campanha digital do democrata Howard Dean.
 
Por enquanto, não há sinal de tal mudança nas campanhas no Brasil, mas quase tudo o que se inova por lá aparece logo aqui. Como o marketing eleitoral.

ON LINE

dailykos.com/Reprodução
O Daily Kos, um dos blogs de maior visitação nos EUA, é uma das estrelas na cobertura on line da convenção democrata

AO VIVO

Globo News/Reprodução
Em queda na TV aberta, o espetáculo das convenções americanas domina os canais de notícia CNN, BBC e até a Globo News

Nem agenda
A eleição americana dá show, a brasileira nem isso. Limita-se à agenda, com Marta Suplicy num túnel, Luiza Erundina na igreja, ontem no SPTV. No RJTV, tome Cesar Maia num centro cultural e a notícia de que Thelma Bastos (PCO) "não tem agenda". Não surpreende o JN nem cobrir.
Para "acordar" os cidadãos, como avaliava ontem o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, na rádio Band, a esperança é o debate da TV Band, no dia 5 -com comerciais desde já.

Liberou
A pouco mais de dois meses do primeiro turno da eleição, a manchete do Jornal da Band:
- Governo Lula libera mais de R$ 1 bi aos ministérios.

Modelo
Os editorialistas do "New York Times" descobriram o Brasil. Em crítica ao programa antiAids nos EUA, dizem que "o Brasil, que enfatiza tanto tratamento como prevenção, é um modelo".

O embaixador
O novo embaixador dos EUA vem aí. O "Valor" perfilou John Danilovich: ele foi captador na campanha Bush -e um "hábil" negociador do acordo comercial entre EUA e América Central.

Mudar de ramo
Boris Casoy está na campanha de desarmamento e quer mais. Manchete do Jornal da Record:
- Desaba comércio de armas e lojas estudam mudar de ramo.

PAULO LINS E OS DEUSES

O Portal Literal, da Conspiração, diz que, "depois do sucesso de "Cidade de Deus", muita gente duvidou que Paulo Lins conseguisse escrever um novo livro". Pois ele está escrevendo. O site adiantou um capítulo. O início ecoa a "guerra santa" que divide o Rio e o país:
- É por causa das palhaçadas, da cabeça-dura e da burrice de certas pessoas que os deuses ficam donos de nossas vidas na terra, no céu, no mar, no purgatório...


Texto Anterior: Justiça: Suspeito de sonegação, Meirelles é investigado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.