São Paulo, quarta, 27 de agosto de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUESTÃO AGRÁRIA
Dois policiais morrem em acidente antes da desocupação de duas fazendas em Eldorado do Carajás
PM usa 300 para despejar invasores no PA

ESTANISLAU MARIA
da Agência Folha, em Belém

Cerca de 300 policiais militares e 20 policiais civis entraram ontem nas fazendas Baguá e Volta do Rio, ambas em Eldorado do Carajás, sudeste do Pará, para despejar invasores e cumprir mandados judiciais de reintegração de posse.
Foram enviados 52 PMs do Batalhão de Choque de Belém. Os demais eram do Comando de Marabá. Policiais civis de Marabá e Belém participaram da operação para cumprir mandados de prisão contra supostos pistoleiros que invadiriam terras para revender.
Segundo levantamento anterior da Polícia Civil, cerca de 80 homens armados permaneciam nas duas fazendas, que são vizinhas. O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) nega ligação com esses invasores.
No primeiro dia de operação, encerrado às 19h de ontem, segundo o comandante-geral da PM, coronel Fabiano Diniz Lopes, não houve conflito. A polícia retomou as sedes das duas fazendas.
Na fazenda Volta do Rio, seis homens foram detidos para averiguação. Eles não ofereceram resistência. Estavam armados e não levavam documentos.
No ano passado, Eldorado do Carajás foi palco da morte de 19 sem-terra por PMs, durante uma tentativa de desocupação da rodovia PA-150.
Produtivas
As duas fazendas onde ocorreram as operações de ontem se estendem por mais de 5.000 hectares de terra contínua, onde são criadas 8.000 cabeças de gado. Segundo laudo do Incra, são produtivas.
A Volta do Rio havia sido invadida no começo do ano. Depois de se apoderar da fazenda, o mesmo grupo de invasores tomou a Baguá, há duas semanas. Desde fevereiro, a família Mutran, dona das fazendas, já esperava a reintegração de posse da Volta do Rio.
O mandado foi expedido pelo então juiz da comarca local, Laércio Larêdo, no dia 14 daquele mês.
Desde então, os invasores tomaram toda a Volta do Rio e cercaram a Baguá, sem, porém, atingir a sede da última. Foram mortos três funcionários da Volta do Rio e feriram um da Baguá.
A reintegração de posse da Baguá foi autorizada na semana passada pela Justiça.
A operação policial começou anteontem à noite, quando os policiais saíram de Marabá e ficaram na vizinha fazenda Peruano.
Às 4h de ontem, os policiais seguiram para as fazendas. Segundo a PM, os invasores podem estar escondidos na mata. A operação continua hoje.
Acidente
Dois soldados do Batalhão de Choque de Belém morreram em um acidente no começo da operação. Por volta das 5h, na estrada, um caminhão bateu em um dos ônibus que levavam os policiais.
O PM Jair Monteiro da Costa, 26 morreu na hora.
Seu colega Isaías Pinto Monteiro, 26, ainda foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Outros seis feridos foram levados de avião para Belém.
O motorista e o dono do caminhão foram presos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.