São Paulo, quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Índios ou fazendeiros

UOL, Globo.com, Radiobras já davam ontem ampla cobertura da reserva de Roraima. No UOL, o prefeito "arrozeiro", que busca reeleição pelo DEM, chamou Ibama, Incra e Funai de "tridente do diabo". Já o líder indígena mostrou "sinais de conflito".
No G1, o "chefe dos macuxi" prometeu "resistir até o último índio". Na Agência Brasil, ameaças de mais "conflito após julgamento". Na manchete do "Jornal da Band", depois, "Na véspera, temor de confronto entre os índios e os fazendeiros".
No exterior, "Guardian", "Financial Times" e outros traziam longas reportagens com avisos como "abrir a reserva devastaria os povos nativos".

"NOVA ERA"
bbc.co.uk
Nos intervalos da televisão, novo comercial do governo Lula já promete uma "nova era de energia", com gasoduto para todos.
E não foi diverso o tom, da britânica BBC à espanhola Efe, ao noticiarem ontem "a primeira plataforma semi-submersível construída inteiramente no Brasil". No dizer do correspondente Gary Duffy, "como uma torre sobre a bela baía de Angra dos Reis, uma vasta plataforma está pronta para seguir ao mar".
Às vésperas da primeira extração de petróleo do pré-sal, na semana que vem, as reportagens falaram sem parar das "gigantescas reservas do Atlântico".

EMERGE, MAS...
news.cnet.com
O site de tecnologia CNET News.com, um dos principais dos EUA, postou ontem longa reportagem com foto e vídeo, prometendo mais hoje, sob a manchete "Brasil emerge em computadores pessoais, mas enfrenta desafios".
Agora "inquestionavelmente forte como mercado para computadores, ainda é um lugar onde a pobreza é abundante". Passou até a Alemanha em vendas, "mas tem milhões para os quais há necessidades mais básicas do que um novo computador". Na foto acima e em relato no site, um jovem joga em Paraisópolis, "uma das favelas do Brasil".
Por outro lado, na manchete da Folha Online, também ontem pela manhã, "Investimento publicitário na internet sobe 45% no primeiro semestre".

NO RIO
"Diferentemente de outros candidatos", Eduardo Paes, que concorre com apoio do governador, declarou ao site Comunique-se que a mídia "tem feito um ótimo papel, uma cobertura justa, adequada".
Marcelo Crivella, em entrevista dias antes, vê "uma perseguição um tanto implacável", não por parte de toda a cobertura, mas de "um pequeno setor".

PÓS-DOHA 1
No topo da busca de Brasil por Yahoo e Google e ecoando na BBC, "Brasil cobra US$ 4 bi em sanções aos EUA", junto à OMC. Era notícia da AP, sem citar fonte. A representante comercial dos EUA promete defender os interesses do país "vigorosamente".

PÓS-DOHA 2
Mas a maior novidade de Genebra é o questionamento da China pelos EUA, também ontem, sobre a legalidade dos subsídios chineses a trigo etc. Na avaliação da AP, a ação na OMC representaria "novas tensões entre os dois gigantes comerciais".

60 CRIANÇAS
Em meio à convenção democrata, o "New York Times" e o "Washington Post" abriram enunciados, nas páginas iniciais, para "60 crianças entre mortos afegãos, descobre a ONU". Na versão contida do "WP", "Ataques aéreos dos EUA matam 90, diz ONU". Foi na quinta.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Projeto do governo retira "mercado partidário"
Próximo Texto: Súmula vinculante: Promotores recorrem ao STF contra decisão sobre algemas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.