São Paulo, Segunda-feira, 27 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRIMEIROS RESULTADOS

Com 1 ano e 3 meses, Rodrigo se recupera com ajuda de ONG
Menino ganha dois quilos e começa a sair da desnutrição

da Agência Folha, em São José da Tapera

O início da recuperação do menino Rodrigo Correia Ferreira, hoje com um ano e três meses, é um exemplo dos bons resultados conseguidos com o trabalho de erradicação da desnutrição feito pela Visão Mundial em São José da Tapera.
Rodrigo foi citado em uma reportagem da Folha em março passado. Então com oito meses, ele tinha apenas 3,8 quilos e estava com infecção respiratória.
Seu peso era metade do normal para uma criança na sua idade. Rodrigo não sentava, tinha olhar estanque e não reagia a estímulos.
A criança encontrada pela reportagem da Agência Folha há duas semanas ainda era um menino desnutrido. Mas a multimistura o fez engordar, em dois meses, dois quilos.
Criou nele forças para responder aos estímulos. Deu-lhe os quatro primeiros dentes. Rodrigo já consegue sentar.
A pediatra Maria José Lima Teixeira afirmou que ele tem chances de sair da desnutrição em pouco menos de um ano.
Além da desnutrição, Rodrigo precisa enfrentar o problema da miséria dentro de casa. Ele tem mais seis irmãos -outros dois morreram na seca de 98.
Sua irmã Daniela, 3, também é desnutrida e só começou a andar este ano. Maria José, 2, não anda. Os quatro irmãos em idade escolar não vão à escola.
A casa se resume a dois cômodos. O banheiro não existe. A sujeira explica a infecção intestinal que atingiu o menino, fazendo com que perdesse meio quilo que havia conseguido.


Texto Anterior: Alta mortalidade faz povoado vender caixões em mercearia
Próximo Texto: Criança é salva, mas volta a emagrecer
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.