São Paulo, quarta-feira, 27 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitos do PT pedem ministério e reforma

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os prefeitos petistas querem do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, a criação do Ministério das Cidades e a discussão sobre mudanças no repasse dos fundos de Participação dos Municípios (FPM) e de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef). "É preciso entender que há necessidade de articulação dos prefeitos com a sociedade", disse João Paulo, prefeito de Recife (PE).
Cerca de 70 prefeitos do partido se reuniram ontem em Brasília com o coordenador da equipe de transição, Antônio Palloci Filho. Ouviram dele que é preciso ter paciência para execução das reformas defendidas pelo PT.
O prefeito de Goiânia (GO), Pedro Wilson, disse que a criação do ministério facilitaria a execução de políticas urbanas e a interlocução das cidades com o governo. "A tendência mundial, hoje, é municipalizar as políticas", afirmou Marcelo Déda, prefeito de Aracaju (SE).
Prefeitos ouvidos pela Folha concordam que a reforma tributária do novo governo é uma das prioridades, embora mudanças na forma de repasse de recursos para as prefeituras componham uma agenda de médio prazo.
(IURI DANTAS)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Congresso mantém a posse em 1º de janeiro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.