São Paulo, segunda-feira, 28 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVIAÇÃO

OMC divulgará condenação ao Canadá hoje

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Termina hoje o prazo para que a OMC (Organização Mundial do Comércio) confirme a condenação aos subsídios de US$ 4 bilhões concedidos pelo governo canadense à Bombardier, no ano passado, com o objetivo de derrotar a Embraer em duas concorrências de vendas de aviões.
O resultado abre a possibilidade para que o governo brasileiro possa pedir autorização à OMC para aplicar retaliações comerciais, ou seja, dificuldades para as exportações provenientes do Canadá, em valores proporcionais aos subsídios condenados.
O governo canadense ainda poderá apelar, o que pode arrastar a disputa por mais 30 dias. O resultado de hoje dará o tom do próximo encontro entre negociadores dos dois países, no dia 8, em Nova York. Há cinco anos, as duas empresas travam uma disputa comercial pelo mercado mundial de jatos pequenos.
O governo brasileiro ainda não confirmou se irá pedir autorização para aplicar as retaliações contra o Canadá, caso a condenação seja confirmada hoje e depois da possível apelação do governo canadense. Segundo o Itamaraty, o governo prefere negociar.
No ano passado, o Canadá ganhou o direito de retaliar o Brasil em US$ 1,4 bilhão porque a OMC condenou o Proex, o programa brasileiro de incentivo às exportações. (CLÁUDIA DIANNI)



Texto Anterior: Garotinho vê declínio de petista
Próximo Texto: QUAL GLOBALIZAÇÃO?
Nova York: Prefeito usará 3.500 policiais no fórum

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.