São Paulo, quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com quadro estabilizado, Alencar é visitado por Lula, Dilma e Serra

Equipe médica diz que vice apresenta recuperação surpreendente após cirurgia

CATIA SEABRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou ontem o vice José Alencar no hospital Sírio Libanês. Submetido a uma cirurgia no abdome para o tratamento de tumores cancerígenos, Alencar continua na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital, onde está internado desde a quinta-feira. Segundo o cardiologista Roberto Kalil Filho, seu quadro é estável.
"Foram bem satisfatórias essas primeiras 24 horas. Temos até amanhã para tentar que ele fique respirando sem a a ajuda de aparelhos", disse Kalil, que pela manhã suspendeu a sedação para tirá-lo dos aparelhos.
Com isso, Alencar já começa a reagir a estímulos. O cirurgião Ademar Lopes, coordenador da equipe que operou o vice-presidente, disse que sua recuperação é rápida e surpreendente, levando-se em conta a complexidade e a extensão da cirurgia.
Lula chegou ao hospital às 14h45m. Ele e a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) cruzaram com o governador José Serra (PSDB), que deixava o hospital após visitar o vice. Lula ficou cerca de 30 minutos no local.
Na saída, Lula elogiou a resistência do vice, a quem chamou de "fortaleza": "Saio daqui otimista. Estava muito preocupado antes da cirurgia até porque, na sexta-feira, conversei com ele por telefone e ele me contou a gravidade da cirurgia e fiquei pensando se eu teria coragem de fazer a cirurgia", disse.
Dizendo-se feliz com o otimismo dos médicos, o presidente Lula chegou a brincar: "Tenho certeza que, se o Josué [Gomes, filho de José Alencar] ficar perto dele, ou o dr. Kalil, a hora que ele puder falar a primeira palavra, ele vai dizer que é preciso reduzir a taxa de juros. Acho que isso é bom, porque ele termina sendo uma voz que alerta a sociedade".
Apesar de estável, o quadro requer cuidados. Pela manhã, a equipe médica chegou a avaliar a oportunidade da visita, já que Alencar ainda respira por aparelhos. Lula cumprimentou o vice com um "oi, Zé" e conversou com a família de Alencar.


Com a Folha Online


Texto Anterior: Itália silenciou em caso similar na França
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.