São Paulo, sábado, 28 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tendência no RS é apoiar reeleição de FHC

SANDRA HAHN
da Agência Folha, em Porto Alegre

O PMDB gaúcho defende o apoio à candidatura do presidente Fernando Henrique Cardoso para a reeleição e deverá votar contra o lançamento de um nome do partido na convenção de 8 de março, segundo o presidente regional do partido, deputado Odacir Klein.
Na opinião de Klein, que já foi ministro do governo FHC e faz parte da bancada governista do PMDB no Congresso, o partido tem, no Estado, uma posição "amplamente majoritária pelo apoio ao presidente".
Ele não previu o número de convencionais que vão seguir a tendência. Os convencionais gaúchos somam 59 votos.
Mais governistas
Além de Klein, outra figura de peso do PMDB gaúcho já se mostrou favorável ao apoio à reeleição de FHC. Trata-se do governador Antônio Britto -que foi ministro de Itamar Franco, possível candidato peemedebista à Presidência.
Além disso, o PMDB gaúcho detém um cargo no ministério FHC -a pasta dos Transportes, que já foi ocupada por Klein e cujo titular atual, Eliseu Padilha, também pertence aos quadros do partido no Estado.
Por fim, o deputado Germano Rigotto (PMDB-RS) foi líder do governo na Câmara.
Uma das poucas vozes contrárias ao apoio a FHC no PMDB gaúcho é a do senador Pedro Simon. Amigo de Itamar, de quem foi líder do governo no Senado, Simon tem defendido o adiamento da convenção para junho.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.