São Paulo, sexta-feira, 28 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BELO HORIZONTE

Patrus sugere outro nome em aliança, mas prefeito recusa

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Embora aceite a tese da aliança PT-PSDB em Belo Horizonte, o ministro petista Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) quer forçar a troca do nome do candidato a prefeito: sairia Márcio Lacerda e entraria a ex-reitora da UFMG Ana Lúcia Gazzola, ambos do PSB. Mas o prefeito Fernando Pimentel (PT) não aceita mudar.
A Folha apurou que, para Pimentel, Lacerda -que é secretário de Desenvolvimento Econômico do governo de Minas- é intocável, o mais forte nome neutro, condição para a construção da aliança com o governador Aécio Neves (PSDB).
Além disso, como o prefeito não vê riscos de derrota de sua tese na votação que o PT municipal fará no domingo, não está disposto a fazer a concessão para Patrus.
Aécio também não gosta da idéia, mas, se necessário, ele concordaria com a troca para salvar a aliança.
Foi o governador tucano quem filiou Lacerda e Gazzola ao PSB em setembro do ano passado. Foi também Aécio quem falou a Patrus da opção Gazzola na primeira conversa que os dois tiveram em fevereiro.
Porém, seu secretário sempre teve a preferência. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva soube por meio de Aécio, em novembro, que ele e Pimentel tentariam a aliança e que o nome seria o de Lacerda, que servira a Lula como secretário-executivo do então ministro da Integração Nacional, o deputado Ciro Gomes (PSB).
Lacerda e Gazzola não sabiam exatamente a finalidade da filiação ao PSB, mas atenderam ao pedido.
Patrus, que sempre criticou a "imposição de cima para baixo" e a falta de "discussão programática" para a formatação da aliança, disse anteontem que está "disposto a ajudar a construir um nome que seja mais plural e consensual".


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Salvador: DEM lança pré-candidatura de ACM Neto à prefeitura
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.