São Paulo, sexta-feira, 28 de março de 2008

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Nem Boeing nem Airbus

Desde a home de Folha Online etc., a nova empresa aérea "com jatos Embraer" ecoou. Com despachos de Reuters, AP e cobertura de Market Watch, BBC, foi o destaque de Brasil por Yahoo News e Google News. "New York Times" e "Wall Street Journal", na home, adiantaram longas reportagens, também ressaltando serem "jatos produzidos no Brasil". Concentraram-se no perfil de David Neeleman, nascido aqui, criador da JetBlue nos EUA e que "ajudou a redefinir as aéreas com jatos novos e oferecendo serviço de barganha".

nytimes.com
Neeleman, que nasceu e viveu no país, com o E-195 que vai usar contra "feroz competição"

DESAFIANTES
Já o "Financial Times" deu ontem que, depois da russa Sukhoi e da chinesa Avic 1, agora é a japonesa Mitsubishi que fabricará jatos regionais "desafiando a Embraer" e a canadense Bombardier. Ela já estaria com 25 encomendas feitas pela aérea All Nippon.

TRÂNSITO AÉREO
E um dos correspondentes do "FT" relatou a experiência de viajar da avenida Paulista a Carapicuíba em helicóptero, transporte em alta na cidade por conta do trânsito pesado -que é também aéreo e, diz o texto, fez a viagem de meia hora durar uma hora e meia.

"MY SON, SOLVE THE CRISIS"
No Google Notícias, agregador no Brasil, o destaque ao longo do dia foi a melhor avaliação de Lula, na pesquisa Ibope. Ganhou atenção também na TV. Por todo lado, o registro de que "apenas 11% consideram ruim/péssimo".
No comentário do blog de Josias de Souza, à tarde na Folha Online, "constatou-se o que já se suspeitava: Lula começa a ser visto como santo. E um santo feérico". Que fala a Bush, título da Reuters, "My son, solve the crisis".

UM MERCADO
A economia cresce, a classe C se torna maioria -e, noticia o "Valor", o mexicano Ricardo Salinas abre, "na periferia do Recife, ao lado do presidente Lula", uma loja Elektra e uma agência do Azteca. Até o fim do ano, serão 30 no Nordeste. "Vamos atender um mercado ao qual empresas e bancos não prestam muita atenção."

"COM OS BRICS"
Em longo texto, o "FT" fala dos Brics desde a criação do acrônimo por Jim O'Neill, mostra que o Goldman Sachs "revisou drasticamente" sua projeção ao longo dos anos, a ponto de prever agora que os Brics passam o G7 já em 2032. E o debate do "recolamento" à crise dos EUA, arrisca o "FT", não muda essa história.

AMÉRICA SOZINHA
A nova "Economist" avisa, desde a capa, que o mundo não deve esperar maior mudança na política externa dos EUA. Como George W. Bush, também o novo presidente vai discursar e até buscar multilateralismo, mas, "quando não for possível, a América vai contar consigo mesma".
John McCain, favorito da semana, já deu "deu as costas ao unilateralismo", da boca para fora, no título da longa reportagem sobre seu discurso, feita por... Larry Rohter.

latimes.com
"SORRY"
O eterno retorno de Tupac Shakur rendeu uma capa dias atrás no "Los Angeles Times", sobre um novo assassino -e capa ontem, com o título ""Times" se desculpa por artigo sobre rapper". Os documentos "do FBI" eram forjados


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Saúde: Para Lula, homens têm medo de fazer vasectomia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.