São Paulo, quarta-feira, 28 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPO MINADO

Invasão foi em escritórios do Itesp no Pontal; órgão estadual vê ação "política"

MST invade prédios públicos em SP

Georgiane Costa/Oeste Notícias
Sem-terra acampam no escritório do Itesp em Presidente Prudente


CRISTIANO MACHADO
FREE-LANCE PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM PRESIDENTE PRUDENTE

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiu e acampou ontem no pátio de cinco escritórios da Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) no Pontal do Paranapanema.
O coordenador regional do MST Edi Ronan Ribeiro disse que o protesto é contra a "lentidão" na condução da reforma agrária do governo estadual e que o Itesp se transformou numa "imobiliária rural". "Está havendo negociata de lotes no Pontal."
O diretor-executivo do Itesp, Jonas Villas Bôas, ouviu a acusação em reunião com os sem-terra e declarou que "há suspeitas, não provas" de vendas de lotes nos assentamentos. "Quem comprou vai perder, vai sair."
Segundo o MST, cerca de 1.200 pessoas participaram das manifestações, que ocorreram em Presidente Prudente, Teodoro Sampaio, Presidente Bernardes, Mirante do Paranapanema e Presidente Venceslau.
"O governador [Geraldo Alckmin, PSDB] vem prometendo há dois anos assentar 1.400 famílias no Pontal do Paranapanema, mas até agora não assentou nenhuma", disse Ribeiro. No final da tarde, Villas Bôas classificou o protesto como "político".

Paraná
No Paraná, o MST invadiu ontem três fazendas, todas produtivas, segundo o delegado que abriu o inquérito e os proprietários das áreas. A ação foi em Quedas do Iguaçu.
As áreas eram ocupadas com pecuária e culturas de soja e milho, segundo os proprietários. Eles entraram com pedidos de reintegração de posse na Justiça.


Colaborou a Agência Folha


Texto Anterior: Barreiras da PF não impedem acesso
Próximo Texto: Proteção a indígena é exagerada, diz BNDES
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.