São Paulo, sexta-feira, 28 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar apóia convenção do PMDB em 13 de maio

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Pré-candidato à Presidência, o ex-presidente Itamar Franco (MG) disse ontem esperar que o PMDB resolva no próximo dia 13 o "imbróglio" de ter candidato próprio ao Planalto. Se não tiver, Itamar disse que, a partir dessa data, fará "outras conjecturas". Entre elas, apurou a Folha, está a disputa ao Senado, com o apoio do governador tucano Aécio Neves (MG) -que avaliava antes de se lançar ao Planalto.
Ele criticou o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que nesta semana declarou que Itamar usa a pré-candidatura como trampolim para o Senado e que a sua intenção seria uma "brincadeira".
Itamar reafirmou sua intenção. "Sou definitivamente pré-candidato. É meu objetivo, sem volta. Só se o partido impedir a candidatura." O ex-presidente lamentou a declaração do senador e disse que Renan, aliado de Lula e contrário à candidatura própria do PMDB, deveria ter "só um pouquinho de gratidão". Sem explicar, acrescentou: "Em mais de 16 anos no Congresso, nunca vi uma presidência [da Casa] tão pobre".
O ex-governador Anthony Garotinho (RJ), também pré-candidato, combate a convenção do dia 13 e defende apenas a oficial, de junho. A data foi escolhida pelo grupo governista, mas Itamar concordou. "Sou favorável. O PMDB precisa resolver quanto mais rápido possível esse imbróglio que está de ter ou não candidatura à Presidência."
Até o dia 13, o ex-presidente confirmou que viajará pelo país. Disse não saber o que move parte do partido a não querer candidatura própria. Itamar disse que, como está em disputa interna, por razões "éticas" não comenta as doações suspeitas recebidas por Garotinho.


Texto Anterior: Entidades tinham melhor proposta, afirma governo
Próximo Texto: Eleições 2006/São Paulo: Juiz quebra sigilos de institutos ligados ao PT
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.