São Paulo, Quarta-feira, 28 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SISTEMA FINANCEIRO
Jader admite que não assinem testemunhos
Ex-sócios repetirão estratégia de Lopes

LUIZ ANTÔNIO RYFF
da Sucursal do Rio

CLÁUDIA TREVISAN
enviada especial a Brasília


Os sócios da Macrométrica Sistemas e da Macrométrica Pesquisas Econômicas que forem convocados pelos senadores da CPI dos Bancos foram orientados por seu advogado a ir à CPI, mas não assinar o compromisso de falar a verdade.
Advogado das duas empresas, Manuel Messias Peixinho classificou de ""brilhante" a estratégia adotada pelo ex-presidente do Banco Central Francisco Lopes de se recusar a assinar o termo de compromisso no depoimento.
""Vou aconselhar (os clientes) a se manifestarem da mesma forma. Vão ficar em silêncio, como prevê o direito constitucional", informa ele, salientando que, assim, em vez de ""20 milhões de juízes" (sua estimativa da audiência do depoimento), haverá apenas um, caso sejam chamados pelo Ministério Público.
O senador Jader Barbalho (PMDB-PA), propositor da CPI, afirmou ontem que os irmãos Bragança não precisarão assinar o termo de compromisso pelo qual as testemunhas se comprometem a dizer a verdade, mas que terão de depor. Na prática, isso significa que eles deporão na condição de acusados. Segundo Jader, prestarão depoimento e o documento será assinado por testemunhas.
O presidente interino da CPI dos Bancos, senador José Roberto Arruda (PSDB-DF), afirmou que, caso se neguem a depor, os irmãos Bragança serão buscados "sob vara". A mesma expressão foi usada pelo senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA). A Macrométrica Sistemas e a Macrométrica Pesquisas Econômicas têm cinco sócios: Araci e Bruno Pugliese (mulher e enteado de Lopes), Fábio Miguel Lyrio, Luiz Fernando Souza Maia e Estevão Kopschitz. Peixinho, contudo, afirma que nenhum deles foi comunicado formalmente da decisão da CPI. Os outros três sócios do grupo afetados são Sérgio Luiz Bragança, Augusto de Alencar e Ronnie Lins de Almeida.


Texto Anterior: Grossi considera bloqueio ilegal
Próximo Texto: Lopes declara conta de R$ 6.507 nos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.