São Paulo, terça-feira, 28 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BRASÍLIA

Desvio de dinheiro é investigado

Cristovam e deputado do PC do B vão a CPI

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ex-governador do Distrito Federal Cristovam Buarque (PT) e o deputado federal Agnelo Queiroz (PC do B-DF) serão convocados para depor na CPI instalada pela Assembléia Legislativa para apurar suposto desvio de recursos da Asefe (Associação dos Servidores da Fundação Educacional) para financiar campanhas eleitorais em 1998.
Os dois foram acusados pelo ex-diretor da Asefe Firmino do Nascimento de terem se beneficiado com o dinheiro desviado, que chegaria a R$ 20 milhões. Segundo a denúncia, candidatos do PT, do PPS, do PC do B e do PCB também teriam participado do esquema, o que foi negado por eles.
A denúncia surgiu a partir da divulgação de uma fita de vídeo em que Firmino faz as acusações. Na última quinta-feira, no entanto, o ex-diretor divulgou nota pedindo que fossem "desconsideradas" as acusações contra Cristovam, Agnelo Queiroz e deputados distritais petistas.
Firmino disse que foi induzido a acusar Cristovam em conversa com o ex-diretor do Sindicato dos Professores do DF Marcos Pato, filiado ao PT. A comissão de ética do PT deu prazo de dez dias para Pato se explicar. O PT se recusou a indicar dois dos cinco membros para compor a CPI.


Texto Anterior: Bicho do PT: Ministério Público denuncia 2 delegados
Próximo Texto: Personalidade: João Amazonas, do PC do B, morre aos 90
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.